Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 21 de abril de 2015

Pesquisa mostra que pessoa com nome sujo em geral não fez a dívida

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que de cada 10 pessoas que entraram na lista do SPC, três sujaram o nome por causa de dívidas feitas por outras pessoas. E muito acabam pagando a dívida sozinho.
O pedreiro Paulo Souza precisou fazer um empréstimo para quitar uma dívida feita por outra pessoa. “Precisei fazer um empréstimo para meu nome não ficar sujo”, conta.
Em apenas 11% dos casos, o verdadeiro comprador honra o compromisso e quem emprestou o nome só descobre a inadimplência depois de quatro ou cinco meses.
O advogado Guilherme Côrrea diz que se  a pessoa concordou em ter seu dados usados por outras pessoas, tem que assumir o problema. “Ela é responsável. A pessoa que empresta de forma livre e consciente, ela se responsabiliza pelo cumprimento da obrigação”.
O economista José Rita Moreira é categórico: nome não se empresta. “De repente a pessoa não precisa tanto do dinheiro e sim de orientação. Então se o problema é dívidas, por exemplo, tentar fazer um empréstimo pessoal ou se tem um bem procurar vendê-lo, vender o carro e pegar um mais velho até resolver o problema para assim não ter a dependência de terceiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.