Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 14 de abril de 2015

Comércio mundial deve crescer 3,3% em 2015, diz OMC

Segundo instituição, em 2016, crescimento deve ficar em 4%. Em nota divulgada nesta terça-feira (14), organização indica que não espera expansão significativa no curto prazo.

Da Redação

São Paulo – O volume de mercadorias comercializadas no mundo deve crescer 3,3% em 2015 e 4% em 2016, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) em estudo divulgado nesta terça-feira (14). No ano passado, o crescimento do comércio mundial ficou em 2,8%. Segundo o documento, 2014 marcou o terceiro ano consecutivo no qual o comércio cresceu menos de 3%. Na década de 1990, a média de crescimento anual era de 5,1%.

“O crescimento do comércio tem sido desapontador nos últimos anos, em função do longo período de baixo crescimento no Produto Interno Bruto (PIB), após a crise financeira. Olhando à frente, esperamos que o comércio continue com uma recuperação morosa, mas, com um crescimento econômico ainda frágil e tensões políticas contínuas, essa tendência poderia facilmente ser prejudicada”, afirmou o brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC, de acordo com o comunicado.

“Mas nós não estamos impotentes frente a esse cenário obscuro. O comércio pode ser uma ferramenta política poderosa para influenciar o crescimento econômico e o desenvolvimento. Por meio da retirada de políticas protecionistas, melhoria no acesso a mercados, evitando políticas que possam distorcer a competição e lutando pela aprovação de reformas nas regras do comércio global, os governos podem impulsionar o comércio e oferecer as oportunidades que ele traz para todos”, completou Azevedo.

Segundo o documento da OMC, diversos fatores contribuíram para a lentidão do avanço do comércio e os resultados de 2014 e início de 2015, entre eles a desaceleração do crescimento do PIB nos países emergentes, uma recuperação desigual nos países desenvolvidos, e crescentes tensões geopolíticas, entre outras. As fortes flutuações de taxas de câmbio, incluindo a valorização de 14% do dólar norte-americano frente a outras moedas entre julho de 2014 e março deste ano, também complicaram a situação do comércio e seus resultados.

A OMC afirma ainda que o colapso nos preços mundiais do petróleo em 2014, com uma queda de 47% entre 15 de julho e 31 de dezembro, e a fragilidade em outras commodities atingiram as receitas de exportação e reduziram a demanda de importação nos países exportadores.

Os preços, lembra a OMC, continuaram a cair desde então, sugerindo excesso de fornecimento, demanda insuficiente ou ambos. Para a organização, ainda vai levar um tempo para se saber se os efeitos disso serão positivos ou negativos sobre o comércio mundial este ano.

Previsões

A OMC prevê que em 2015 as exportações das economias emergentes ou em desenvolvimento devem crescer 3,6%, enquanto suas importações devem aumentar 3,7%.

De acordo com a nota da organização, a Ásia deve ter o melhor desempenho nas exportações entre todas as regiões este ano, com crescimento de 5%, sendo seguida de perto pela América do Norte, com aumento de 4,5%. As vendas internacionais europeias também devem aumentar, com o crescimento de 3% em seus embarques.

A menor taxa de crescimento nas exportações este ano deverá ser a da América do Sul, de 0,2%. Outras regiões, como África e Oriente Médio, terão retração de 0,6%. Sobre as importações, a organização aponta que a América do Norte e Ásia terão aumento de 5% este ano. Já a América do Sul terá queda de 0,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.