Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 25 de abril de 2015

Entidades de Classe Promoveram Audiencia Publica em Açailândia,MA nos dias 23 e 24 com Deputados Estaduais para Discutir Crise no Setor Siderurgico

Audiência Pública discutiu a crise do setor Siderúrgico de Açailândia-MA



As entidades de classe que apóiam o movimento contra a crise do setor siderúrgico de Açailândia no sul do Maranhão estiveram reunidas com os Deputados Estaduais que compõem a Comissão Especial dos parlamentares que representam o Legislativo na problemática da crise siderúrgica instalada no municipio.

No dia 23 de abril os parlamentares durante todo o dia, juntamente com os sindicalistas do STIMA, da CNM/CUT e Dirigente Patronal "SIFEMA" visitaram as Indústrias Siderúrgicas, Aciaria e Empresa de Montagens Industriais, no Pequiá em Açailândia.

Os Deputados tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a Realidade do Setor Siderúrgico e Sua capacidade de produção bem como toda a cadeia produtiva, mesmo na crise ainda emprega mais de 2 mil trabalhadores de forma direta.
vale lembrar que as siderúrgicas no inicio dos anos 2000 empregavam cerca de 5 mil trabalhadores de forma direta.

As Visitas foram realizadas nas empresas para que os Deputados tivessem a oportunidade de conhecer de perto a real situação do setor, tiveram a oportunidades de dialogar com os empresarios e trabalhadores das empresas, na tentativa de identificar possíveis contribuições do Governo Estadual para o enfrentamento da crise!

A Comissão Especial dos Parlamentares do Maranhão e composta por 06 Deputados Estaduais: Dep. Marco Aurelho (PCdoB), Fabio Braga (PT doB), Váleria Macedo (PDT), Adriano Sarney (PMDB) Leo Cunha (PSC) e Junior Verde (PRB), essa comissão tem como seu Relator o Deputado Adriano Sarney e o Presidente da Comissão Junior Verde.

Essa Comissão foi Constituída através da Resolução nº 603/2015 de 31 de março de 2015, provocada pelo STIMA através de documento solicitando apoio contra demissões de trabalhadores, documento  protocolado na Assembléia Legislativa do Maranhão no dia 19 de março do corrente ano pelo STIMA. Este documento foi entregue nas mãos do Deputado Estadual Junior Verde o responsável pela criação da resolução que efetivou a comissão especial para enfrentamento da crise no setor siderúrgico no Maranhão.

Os Trabalhos da Comissão iniciaram-se no dia 23 as 09 hs da manhã com apresentação e explanação dos objetivosda da comissão dos parlamentares no auditorio da Associação Comercial de Açailândia. As 12 hs se reuniram com a Prefeita Gleide Santos, durante toda a tarde a comissão esteve nas empresas dialogando com os empresarios, executivos, trabalhadores do setor siderurgico e lideranças sindicais, para entendimento real da situação atraves das visitas que perdurou ate as 19hs.


No dia 24, a Comissão Especial juntamente com as Entidades de Classe Solidarias com o STIMA, promoveram a Audiencia Publica no Auditorio da Associação Comercial de Açailândia, estiveram presentes todos os representantes de classe, o poder Executivo e Legislativo de Açailândia e representante da secretaria de Industria e Comercio de Açailândia entre outras entidades que se fizeram presentes..
Entidades Solidárias:

STIMA, CUT/MA, FIMETAL
SICAM, Rotary Clube, ACIA, 
SICA, CDL, SINPRA, ADEFIA
SINTRASEMA, SECA, 
SINPROESEMMA, 
SIND. Const. Civil.



ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS ELABORADAS E IDENTIFICADAS PELO STIMA E PELAS ENTIDADES SOLIDARIAS APÓS REUNIÕES COM O SETOR SIDERÚRGICO
  
Agilidade na Liberação de créditos de ICMS retidos

 Liberação das licenças de operações

 Infraestrutura – (Melhorias na BR 222, de Açailândia ao Distrito do Pequiá e Criação de um novo parque Industrial). Existem Empresas que tem sua produção de carvão 100% em Grajaú e barra do Corda,  (Trechos: BR 010, Montes Altos a Sitio Novo, Sitio Novo ao Santana), não tem estrada, a mesma está totalmente prejudicada por falta de manutenção, As estradas estão em péssimas condições, prejudicando a qualidade do carvão (Muita Quebra)  é aumenta o custo do transporte deste material.

 Abertura de Novos Empreendimentos (Pelo Estado) (via secretaria de indústria e comercio) (junção de capital: Estado x Privado) 

Garantia dos Postos de Trabalho, Garantia da Manutenção Salarial 2015 e Garantia da Escala de Trabalho em jornadas de 08 hs. 

Convocar o Governo Federal para Enfrentamento da Crise Conosco: As Entidades de Classe Irão a Brasília-DF, convocar a Câmara de Deputados e o Senado Federal bem como o MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

Algumas entidades também apresentaram resoluções a Comissão Especial no intuito de contribuição para o setor siderurgico e solicitanto a manutenção dos postos de trabalho como a OAB/Açailândia, SICAM e a Prefeitura Municipal de Açailândia-MA



STIMA, E um momento histórico para Açailândia, pela primeira vez nosso município é visitado por uma comissão de Deputados Estaduais para discutir problemas do município, essa audiência publica teve a cooperação de varias entidades de classe que contribuíram para esse acontecimento, que envolveu todos por um único objetivo, manter os empregos e salários dos trabalhadores, não adianta discutir nada sem que o ser humano tenha uma fonte de renda, a renda familiar e a sustentação de tudo, isso pode ser melhorado consideravelmente com o estudo, essa audiência publica não se resguardou apenas em discutir a crise no setor mais discutir o Município de Açailândia, como podemos observar a vontade dos deputados em contribuir com o processo, saíram de Açailândia com uma visão macro do nosso município disse Jarlis Adelino Presidente do STIMA   

Entre os dias 26 e 29 de abril o Presidente do STIMA Jarlis Adelino, juntamente com o Representante do SICAM Claudio Queiroz irão até Brasilia-DF, protocolar documentação sobre a crise no setor, segundo o representante do SICAM esses documentos serão protocolados no MDIC - Ministerio da Industria e Comercio Exetrior, no Senado Federal e na Câmara de Deputados Federal, a ideia é fomentar as lideranças maranhenses nas bancadas e os presidentes da Câmara e do Senado.

Fonte: Secretaria de Imprensa do STIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.