Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 2 de agosto de 2014

Pesquisa com perfil de dirigentes subsidiará iniciativas da CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) acaba de divulgar pesquisa com a composição de seus dirigentes. O levantamento, de âmbito nacional, foi feito pelo Dieese e divulgado durante a 14ª Plenária Nacional da Central, que termina nesta sexta, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Os dados principais relevam que o perfil majoritário é masculino (62,2%), heterossexual (98,3%), negro (65,8%), não-jovem (89,1%) e sem deficiência física (95%).

A pesquisa, entre fevereiro e março, fez 1.204 consultas por telefone em todo o Brasil. Foram entrevistados 85% dos dirigentes estaduais e nacionais da Central. O levantamento (em média 27 minutos cada) ouviu integrantes da direção nacional, secretários das 27 estaduais e entidades dessas bases. Todos os segmentos profissionais foram consultados.
O Dieese já fez enquetes para outras Centrais e Sindicados. No caso da Força Sindical e da UGT, os levantamentos aconteceram durante congressos. Para a socióloga Vera Gebrin, que coordenou o trabalho com os dirigentes cutistas, esse levantamento é diferente.
A pesquisa, diz Vera, abrange cinco eixos/temas: Mulher; Negro; Jovem; LGBT; Pessoas com deficiência. A socióloga adianta: “Os resultados apontados darão subsídios para políticas e ações da CUT e suas instâncias em cada um desses temas”. A Secretaria da Juventude, por exemplo, já repercute os dados.
Mais informações: www.cut.org.br ou com Vera/Dieese: 3874.5404. E-mail: vera@dieese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.