Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Balanço da Rais 2013 releva mais empregos, renda maior e elevação da escolaridade

O Brasil gera mais empregos, com aumento na renda e crescimento na escolaridade dos empregados. É o que revela o Ministério do Trabalho e Emprego, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) referente a 2013.
No ano passado, o País gerou 1,489 milhões de novas vagas, aumento de 3,14% sobre 2012. A renda média subiu 3,2%. Mulheres tiveram ganho de 3,34%; homens, 3,18%. A renda média masculina chegou a R$ 2.375,58. Rendimento de negros e pardos subiu 5,42%.
Escolaridade - Aumentou o número de empregados com formação superior completa. Do total de vagas geradas, 600 mil foram ocupadas por pessoas com formação universitária.
Dieese - A Agência Sindical entrevistou a economista Lúcia Garcia, que responde pela coordenação da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Ela informa que as vagas formais, em 2013, somaram 49 milhões, com o aporte de 1,5 milhão de novos vínculos empregatícios.
Em sua avaliação, os dados da Rais revelam um resultado “extremamente favorável”, pois 2013 prenunciava um esfriamento do PIB (Produto Interno Bruto). A economista chama atenção para a disseminação do emprego. “Houve um deslocamento no emprego das maiores regiões metropolitanas para vários polos do Interior”, diz.
Lúcia destaca que 56,6% dessas vagas foram geradas por comércio e serviços. A administração pública abriu 27% dos postos de trabalho. Na indústria, as vagas somaram 9,7%. A Rais aponta aumento médio maior no ganho das mulheres. Lúcia explica: “Como serviços e serviço público contratam mais mulheres, e a mulher tem escolaridade média superior à do homem, isso acabou se refletindo nos salários”.
Saldo - A economista do Dieese observa que, apesar da redução do ritmo da economia, “conseguimos proteger o mercado de trabalho”. O que, segundo ela, está demonstrado no aumento das vagas formais e nos ganhos reais dos trabalhadores.
Rais - A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) é enviada anualmente pelas empresas ao Ministério do Trabalho e Emprego. O Dieese deve produzir Nota Técnica acerca da Rais-2013.

Mais informações: www.dieese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.