Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 20 de maio de 2014

STIMA Divulga Lista de Cursos pretendidos Através da parceria com o PRONATEC para 2014

Ajusta, repara e instala peças e equipamentos em conjuntos mecânicos e dispositivos de usinagem e controle de precisão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental Incompleto

Constrói, monta e repara peças e equipamentos em estruturas metálicas, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental II Incompleto

Executa trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, e programando controladores lógicos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.
Carga Horária:200
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental I Incompleto

Traça, corta, une peças e monta tubulação industrial, preparando máquinas, equipamentos e ferramentas e seguindo legislação pertinente e normas técnicas, da qualidade, de saúde, meio ambiente e segurança.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental II Incompleto

Executa manutenção preventiva e corretiva nos sistemas elétricos industriais de baixa tensão, de acordo com os documentos técnicos específicos, normas técnicas e legislação brasileira, próprias de sua área de atuação e àquelas referentes aos aspectos de qualidade, saúde e segurança e preservação ambiental.
Carga Horária:400
Escolaridade Mínima:Ensino Médio Completo

Realiza a manutenção e lubrificação planejadas e não planejadas de máquinas e equipamentos industriais, bem como a recuperação e instalação de equipamentos, componentes e peças, planejando as atividades, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Carga Horária:300
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental II Incompleto

Realiza trabalhos de pintura em superfícies metálicas, de madeira ou de alvenaria, com a preparação da superfície (limpeza e tratamentos), manuseio e preparação da tinta e aplicação de tinta utilizando instrumentos manuais (rolo e trincha), em conformidade com as normas e procedimentos técnicos estabelecidos; visando também a segurança, preservação do meio ambiente.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental II Incompleto

Regula e operar torno mecânico e confecciona peças de uso industrial, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental II Incompleto

Realiza a confecção de enrolamentos de bobinas, induzidos, estatores e rotores, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima:Ensino Fundamental II Incompleto.

Estamos a pelo menos dois meses negociando os cursos juntamente com o SENAI/Maranhão e SIFEMA na tentativa de qualificar ainda mais a mão de obra dos trabalhadores metalúrgicos e família em Açailândia. O STIMA não está medindo esforços para a concretização desses cursos para o município de Açailândia, o Pronatec foi elaborado pelo Ministério da Educação para direcionar a oferta dos cursos do Bolsa-Formação e vem sendo atualizado periodicamente, com o intuito de consolidar as políticas públicas que objetivam aproximar o mundo do trabalho do universo da educação. disse Jarlis Adelino Presidente do STIMA .
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Fonte Secretaria de Formação do STIMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.