.

.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Urina escura, barriga inchada? Dez sintomas de problemas no fígado

Os primeiros sinais e sintomas de problemas no fígado são a dor abdominal do lado direito, a urina escura e a barriga inchada.

Algumas das causas comuns de problemas no fígado são o excesso de gordura neste órgão, que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso ou que não praticam atividade física, que consomem bebidas alcoólicas em excesso, abusam de medicamentos e sofrem de doenças como hepatite, cirrose, asciteesquistossomose e hipertensão

- Dor na região superior direita da barriga;

Enjoos ou tonturas frequentes;
- Cansaço fácil e sem razão aparente;
- Dor de cabeça frequente;
- Facilidade em ficar com hematomas;
- Cor amarelada nos olhos ou na pele;
- Urina escura;
- Perda de apetite;
- Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas;
- Barriga inchada;
- Comichão por todo o corpo. 
Perante a presença destes sintomas, é importante que consulte um médico de clínica geral ou hepatologista para que seja feito o diagnóstico. 
O tratamento
O tratamento indicado pelo médico varia de acordo com a doença a ser tratada, no entanto nos casos mais leves pode ser recomendado apenas alteração na dieta. Por outro lado, nos casos mais graves, além da mudança na alimentação, pode também ser necessário tomar medicamentos que ajudem a diminuir a inflamação, colesterol e a glicemia, que são fatores que podem trazer ainda mais complicações para o fígado.
O papel da alimentação para tratar o fígado
Em caso de problemas no fígado, recomenda-se beber pelo menos 1,5 L de água por dia e consumir alimentos de fácil digestão e com pouca gordura, como peixe, carnes branca, fruta, legumes, sumos naturais, queijos brancos e leite e derivados magros ou sem lactose.
Além disso, deve-se preferir a ingestão de alimentos cozidos, assados ou grelhados, e evitar fritos, refrigerantes, bolachas, manteiga, carnes vermelhas, salsichas, bacon, chocolate e doces em geral, sendo também importante evitar o consumo de qualquer tipo de bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.