Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

A bateria quântica que nunca descarrega

Um novo estudo canadense desenvolveu um conceito para uma bateria quântica que jamais fica sem carga.

Por enquanto, é apenas uma demonstração teórica de que a criação de uma bateria sem perdas é possível – mas já é um avanço em relação a baterias quânticas propostas anteriormente.

Como funciona

“As baterias com as quais estamos mais familiarizados – como a bateria de íons de lítio que alimenta seu smartphone – baseiam-se em princípios eletroquímicos clássicos, enquanto as baterias quânticas dependem apenas da mecânica quântica”, disse o principal autor do estudo, o químico Gabriel Hanna, da Universidade de Alberta (Canadá), em um comunicado.
A bateria funciona à base do que os pesquisadores chamam de “energia excitônica”, o estado em que um elétron absorve fótons de luz suficientemente carregados.
Para isso, é necessária uma rede quântica aberta com alta simetria estrutural como uma plataforma para armazenar energia excitônica. Usando tal modelo, os cientistas mostraram que é possível armazenar energia sem perdas, apesar do ambiente aberto.

“Estado escuro”

“A chave é preparar essa rede quântica no que é chamado de estado escuro”, explicou Hanna. “Enquanto no estado escuro, a rede não pode trocar energia com seu ambiente. Em essência, o sistema se torna imune a todas as influências ambientais. Isso significa que a bateria é altamente robusta a perdas de energia”.
Tal rede quântica funcionando em estado escuro, no entanto, conforme já foi observado, ainda não é uma realidade.
O próximo passo da pesquisa é encontrar uma maneira de aplicar o conceito em um cenário real prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.