.

.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Terça-feira caótica? NASA revela aproximação inédita de asteroide gigante

Cientistas da NASA descobriram que um asteroide grande se aproximará do nosso planeta na terça-feira (29).
Um asteroide de 120 metros de diâmetro foi descoberto no dia 5 de outubro, e atingirá sua maior aproximação da Terra nesta terça-feira (29), passando a uma velocidade de cerca de 50.000 km/h, informou a agência espacial norte-americana NASA.
A agência batizou o asteroide de 2019 TR2 e, por causa do seu tamanho, o encaixou na lista dos asteroides Apollo, que são os maiores dos maiores. Asteroides Apollo possuem órbitas elípticas muito largas, que atravessam perto da Terra e do Sol.
2019 TR2 se aproximará da Terra à 0h46 da terça-feira (29), a uma distância de 0,4960 unidade astronômica (7,4 milhões de quilómetros). O asteroide nunca antes passou por esta parte do Sistema Solar, segundo diz a astrônoma entusiasta Alexandra Lozovschi.
À medida que os asteroides completam sua viagem, também passam perto de planetas, que podem alterar trajetórias dos asteroides e fazê-los se chocar com algum lugar, incluindo a Terra.
Asteroide
© AP PHOTO /
Asteroide
Devido a tamanho, velocidade e composição, estes asteroides poderiam destruir vilas ou mesmo cidades em caso de colisão.
Felizmente, a NASA observa que nosso planeta está a salvo do 2019 TR2.
Alexandra Lozovschi explicou que o asteroide voltará ao nosso canto do espaço mais quatro vezes até 2142, com sua próxima ocorrência vindo a ser em 2023. A entusiasta revelou que, somente no ano de 2138, o asteroide chegará a uma distância comparável à de amanhã, quando se aproximará a cerca de 8,4 milhões de quilômetros.
Trata-se somente de mais uma aproximação de rochas espaciais, que poderiam trazer o caos ao nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.