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segunda-feira, 26 de março de 2018

Valor do Facebook cai quase US$ 90 bilhões em 10 dias








Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, em inglês) confirmou hoje (26/03) que está investigando as políticas de privacidade do Facebook, após a revelação de que a consultoria Cambridge Analytica divulgou dados de mais de 50 milhões de usuários da rede social. Desde o início do escândalo, há 10 dias, as ações da empresa de Mark Zuckerberg têm caído diariamente. O valor de mercado da companhia já totaliza uma perda de quase US$ 90 bilhões.
“A FTC leva muito a sério as publicações recentes feitas pela imprensa, levantando preocupações substanciais sobre as políticas de privacidade do Facebook. Hoje, a FTC confirma que iniciou uma investigação não pública sobre essas práticas”, disse Tom Pahl, diretor do departamento de proteção ao consumidor da FTC, em comunicado.
A agência vai investigar se o Facebook violou um decreto de 2011 imposto pelo regulador, no qual a empresa prometeu não compartilhar os dados do usuários sem o seu consentimento.
Em 2014, um aplicativo desenvolvido por um professor da Universidade de Cambridge acessou os dados de 50 milhões de pessoas e depois os disponibilizou para a Cambridge Analytica, consultoria que trabalhou na campanha eleitoral de Donald Trump.
Caso a Comissão Federal de Comércio considere o Facebook culpado, cada violação poderá custar à empresa US$ 40 mil. A rede social já é alvo de várias investigações em diversos países.
Leia a declaração completa da Comissão Federal de Comércio:
“A FTC está firme e totalmente comprometida em usar todas as suas ferramentas para proteger a privacidade dos consumidores. Entre essas ferramentas, destaca ação contra empresas que não honram suas promessas de privacidade, incluindo o cumprimento do Privacy Shield, ou que se envolvem em atos injustos que causam danos substanciais aos consumidores, violando a Lei da FTC. As empresas que tenham resolvido as ações anteriores da FTC também devem cumprir as disposições da FTC que impõem requisitos de privacidade e segurança de dados. Consequentemente, a FTC leva muito a sério as publicações recentes feitas pela imprensa levantando preocupações substanciais sobre as práticas de privacidade do Facebook. Hoje, a FTC confirma que iniciou uma investigação não pública sobre essas práticas.”

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