Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 29 de março de 2018

Golpe no WhatsApp promete álbum da Copa e figurinhas gratuito

Fraude atrai usuários para propagandas que geram receitas para cibercriminosos, segundo a Kaspersky.

A Kaspersky identificou um golpe que circula pelo WhatsApp e atrai suas vítimas prometendo dar a elas o álbum da Copa com 100 figuinhas grátis caso elas respondam a uma pesquisa e compartilhem a pesquisa com os amigos.

O golpe em geral chega pelo próprio aplicativo, por meio de um contato conhecido da pessoa. A mensagem traz o link para uma pesquisa que promete dar ao usuário o álbum e as figurinhas como brinde pelo preenchimento. Respondendo o questionário, a vítima pode acabar divulgando dados pessoa; esses dados podem ser usados pelos criminosos para inscrevê-la em serviços pagos sem que ela se dê conta.
Em seguida, o golpe solicita que a vítima compartilhe a pesquisa com seus contatos do WhatsApp até encher uma barrinha, quando então o brinde seria liberado. É por esse meio que o golpe se espalha. O golpe também direciona o usuário a inúmeras propagandas, e são elas, segundo a Kaspersky, que geram receita para os criminosos.
Segundo Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, não é a primeira vez que essa tática é usada para atrair vítimas pelo WhatsApp. Golpes parecidos teriam ocorrido também em 2014, antes da Copa do Mundo no Brasil, de maneira ainda mais intensa. Desta vez, por conta da distância maior entre nós e o país da Copa (e da decorrente redução de interesse), os golpes chegaram mais em cima da hora.
Fora isso, ele também aponta para o fato de que esses golpes imitam promoções e ofertas que realmente existem. De acordo com a Kaspersky, há empresas como bancos e cartões que de fato oferecem viagens para a Copa do Mundo ou outros prêmios parecidos para os seus clientes. Por esse motivo, o golpe acaba se tornando ainda mais realista, e fazendo mais vítimas.
Para evitar golpes desse tipo, o mais recomendável é evitar clicar em links suspeitos, especialmente se eles não vierem de uma fonte confiável (mas mesmo que eles venham de alguém conhecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.