Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

domingo, 27 de outubro de 2013

Você Sabia? Cabos submarinos são responsáveis por 99% da comunicação global

Quem pensa que a comunicação intercontinental, em nossa civilização, é feita por satélites, está muito enganado. 99% da comunicação mundial é feita por cabos submarinos, por onde viajam pulsos de luz. São 900 mil quilômetros de cabos nas profundezas do oceano levando informações aos locais mais isolados do planeta.
Há cabos que vão da Alemanha até a Coréia do Sul, outros fazem a rota Inglaterra – Japão e outros que conectam o mundo ao ártico ou a remotas ilhas do Pacífico. Quem explica é o engenheiro Paul Deslandes, que trabalhou nos últimos 15 anos instalando cabos de fibra ótica ao redor do mundo e vivenciou várias histórias, digamos, peculiares.
As vezes, a queda da Internet em uma região, se dá por conta de um animal marinho, como uma baleia ou um tubarão que danificaram ou partiram os cabos. Em outros casos deslocamentos de terra causados por abalos sísmicos e âncoras de barcos são os responsáveis pelos danos.
Entre as histórias, Paul relata algumas como a da vez que encontrou uma “anaconda” junto aos cabos, no Suriname. Em Guiné, um grande crocodilo estava nos cabos que passavam por um manguezal.
Paul Deslandes também participou da instalação do cabo de 2.700 km que une a Noruega com as ilhas de Svalbard, no Ártico, a 600 metros de profundidade. Ele conta que os habitantes destes lugares se surpreendem quando vêem todo este aparato porque, em geral, as pessoas pensam que as comunicações vêm por satélite e não que emergem de uma praia.
A título de curiosidade, o “SeaMeWe-3″ é o cabo mais comprido do mundo. Com 39 mil quilômetros de comprimento, unindo Norden (Alemanha) com Perth (Austrália) e Keoje (Coréia do Sul).  Na América do Sul, o Brasil tem a maior quantidade de cidades cabeadas: Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Santos e Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.