Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Twitter lança-se em bolsa com prejuízos nos últimos seis meses

A rede social tem verificado uma subida das receitas mas o resultado líquido continua negativo. Com a entrada em bolsa, o Twitter deverá ficar avaliado acima de 12 mil milhões de dólares, 8,8 mil milhões de euros.
A dona da rede social de mensagens de 140 caracteres subiu mais um degrau para entrar em bolsa. O passo obrigou a que apresentasse os resultados operacionais. E o Twitter não tem contas positivas.

Nos primeiros seis meses do ano, o resultado líquido do Twitter fixou-se num valor negativo de 69,3 milhões de dólares (50,9 milhões de euros), o que representa um agravamento face ao mesmo período de 2012, quando a empresa registou 49,1 milhões de dólares de prejuízo. Durante os sete anos de existência, nunca a empresa foi lucrativa, escreve o “Financial Times”.

Os números publicados num formulário que o Twitter teve de preencher para se conseguir lançar em bolsa revelam, por outro lado, um avanço nas receitas. Em 2010, as receitas cifravam-se em 28,3 milhões de dólares (20,8 milhões de euros), tendo ultrapassado os 316 milhões (232 milhões de euros) no ano passado. Entre Janeiro e Junho deste ano, os proveitos da empresa alcançaram os 253,6 milhões de euros. Grande parte destas receitas vêm da publicidade móvel.

Com mais de 200 milhões de utilizadores mensais, o Twitter, que pretende alcançar mil milhões de dólares com a operação de lançamento em bolsa, estará avaliado entre 12 e 15 mil milhões de dólares (8,8 e 11 mil milhões de euros), segundo o “Financial Times”, e 12,8 mil milhões, de acordo com a Bloomberg. Não foi avançado nenhum número oficial pela detentora da rede social. O valor das acções será, segundo a agência de informação, 20,62 dólares.

“Se eles valem 12 mil milhões de dólares ou não é algo que virá ao de cima na forma como enfrentam esta visão da informação e das notícias em tempo real, da capacidade de criar outras linhas de receitas e de como podem crescer no mundo”, comentou à Bloomberg o analista da Gartner Brian Blau.

É provável que, em Outubro, os responsáveis da tecnológica fundada em São Francisco venham a fazer um “roadshow” junto de investidores para atrair as atenções. Dick Costolo é o presidente executivo da empresa.

O Twitter vai estrear-se em bolsa depois de lançamentos pouco positivos no que diz respeito a outras tecnológicas. Facebook, Groupon e Zynga caíram pouco depois da estreia e, à excepção da primeira, permanecem ainda abaixo do preço da oferta pública inicial (IPO), como relembra a Bloomberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.