Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Após Participação do STIMA no Seminário Nacional de Saúde em São Paulo a Entidade se Prepara para realizar seminário Regional

A Diretora de Saúde do Trabalhador do STIMA Luzanira de Jesus representou os Metalúrgicos de Açailândia e Região no seminário nacional realizado em São Bernardo do Campo-SP organizado Pela CNM/CUT
Luzanira de Jesus



O Seminário organizado pela CNM/CTU - Confederação Nacional dos Metalúrgicos foi realizado entre os dias 23 e 24 de outubro na Cidade de São Bernardo do Campo no Estado de São Paulo. Em Pauta estavam as NR 12 e NR 34 No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. 
Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram aprovadas pela Portaria N.° 3.214, 8 de junho de 1978, são de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras regidas pela CLT e são periodicamente revisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
São elaboradas e modificadas por comissões tripartites específicas compostas por representantes do governo, empregadores e empregados.
NR 12 Princípios Gerais:
Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

NR 34 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL.

34.1 Objetivo e Campo de Aplicação
34.2 Responsabilidades
34.3 Capacitação e Treinamento
34.4 Documentação
34.5 Trabalho a Quente
34.6 Trabalho em Altura
34.7 Trabalho com Exposição a Radiações Ionizantes
34.8 Trabalhos de Jateamento e Hidrojateamento
34.9 Atividades de Pintura
34.10 Movimentação de Cargas
34.11 Montagem e Desmontagem de Andaimes
34.12 Equipamentos Portáteis
34.13 Instalações Elétricas Provisórias
34.14 Testes de Estanqueidade

A NR 34 se discute muito a insegurança do trabalhador por se expor principalmente em altura para execuções de serviços. Muitos guindastes não especificam exatamente a sua função é isso deveria existir e ser obrigatório já que se trata de vida humana. Os trabalhadores sem conhecimento trabalham diariamente sem segurança pelo Brasil a fora disse Luzanira de Jesus Diretora do STIMA.

Segundo a Secretaria de Saúde do STIMA Luzanira de Jesus o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Açailândia e Região através de sua secretaria organizará nos segundo semestre de 2014 um seminário regional envolvendo principalmente a CIPA das empresas.

Fonte: Secretaria de Saúde do Trabalhador do STIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.