Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Corolla a Historia de um Campeão

"O Toyota Corolla é um veículo japonês de cinco passageiros, posicionado como o carro mais acessível do mercado. No desenvolvimento do Corolla, os engenheiros da Toyota passaram anos reunindo as melhores tecnologias da empresa para oferecer ao público. Este carro foi projetado para se tornar um elemento principal da sociedade japonesa. Ele é equipado com um potente motor em linha, resfriado a água, com 1.077 cc e 60 cavalos de potência, que fornece um nível de desempenho e uma classe de veículo que vai além. O Corolla está repleto de novos recursos, onde sua aceleração excede a dos carros europeus dentro da mesma classe de veículo. O Corolla é realmente um carro compacto japonês de alto desempenho.


O Japão que viu o Corolla nascer crescia 15% ao ano. Eufórica com a escalada econômica, a população havia elegido os três novos tesouros sagrados, ou "3 cês": TV a cores, carros e ar-condicionado. A estreia do Corolla também coincidiu com a conclusão de um plano de expansão rodoviária anunciado em 1954, que culminou na abertura da Meishin Expressway, em 1965, e da Tokyo-Nagoya Expressway, em 1969. Havia portanto condições para comprar e usar um carro no Japão como nunca antes. 


A primeira geração do Corolla (E10) foi desenvolvida por Tatsuo Hasegawa, um engenheiro conhecido por empregar na indústria automotiva conceitos da indústria aeronáutica. Foi dele também a ideia de um inédito sistema de pontuação, ancorado numa escala de 0 a 100. O objetivo era que todas as áreas do carro atingissem ao menos 80 pontos.

Novo no conceito, o Corolla também era fresco mecanicamente. Seu motor 1.1 litro, de 60 cv, fora desenvolvido do zero. Um câmbio manual de quatro marchas era incomum, sobretudo com alavanca que saía do assoalho e não da coluna de direção, mais habitual. Berços dos faróis em alumínio podem parecer banais hoje, mas eram um luxo na época. A suspensão dianteira do tipo MacPherson buscava inspiração em modelos europeus. Aos poucos, a família foi incrementada com uma perua e um cupê. Silencioso, robusto, prático e econômico, o primeiro Corolla chegou rapidamente a 1 milhão de unidades.


A segunda geração (E20) chega maior em 1970, ampliando o espaço interno. Os motores iam do 1.2 ao 1.4 litro, enquanto a transmissão ganhava uma marcha. Nessa fase, o Corolla conhece suas primeiras versões esportivas, Levin e Trueno (ambas 1.6), e chega a 2 milhões de unidades vendidas, em 1972. Apenas um ano depois e já vendiam mais de 3 milhões de Corollas vendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.