Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 22 de dezembro de 2018

O homem que imaginou naves espaciais em 1657

Quem idealizou a primeira espaçonave? Um engenheiro soviético durante a Guerra Fria? Ou talvez um autor de ficção científica do século 19? Bem, descobriu-se que isso ocorreu há muito mais tempo.

Em um modelo da nave imaginada por Cyrano de Bergerac, foguetes que são acesos em diferentes estágios e a impulsionam — Foto: Getty Images 
A primeira descrição de uma máquina feita especialmente para viagens espaciais foi feita em um livro publicado em 1657. 
Tratava-se de uma caixa suficientemente grande para um passageiro, com um teto de cristal oco que focalizava os raios do sol. O ar quente dentro desse espaço se elevava e saía por um tubo na parte superior enquanto entrava ar pela parte de baixo. Essa aspiração do ar, indicava o inventor, impulsionava a máquina para cima. 
Assim foi descrita a decolagem: "De repente, senti que meu estômago tremia, como um homem erguido por um aparelho. Ia abrir a escotilha para descobrir a causa deste sentimento, mas quando estendi minha mão, notei através do buraco no chão da minha caixa que minha torre já estava muito longe abaixo de mim, e meu pequeno castelo no ar, empurrado para cima sob meus pés, me deu um vislumbre momentâneo de Toulouse se afundando na Terra".
Embora não esteja inteiramente claro como essa propulsão a vácuo funcionaria, é surpreendente que alguém estivesse especulando sobre viagens espaciais em meados do século 17.
Quem foi essa pessoa que imaginou um veículo para explorar novos mundos longe da Terra?
Ele era um francês cujo nome pode soar familiar: Cyrano de Bergerac. Mas não estamos falando do personagem de nariz grande representado por Gérard Depardieu no filme de mesmo nome de 1990, nem de Steve Martin no filme Roxanne, de 1987.
Cyrano de Bergerac foi uma pessoa real que viveu na França do século 17. E sua vida foi, de certa forma, muito mais interessante que a da comédia romântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.