Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Negociação Salarial STIMA x SIFEMA! Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia Acaba com o Fantasma da Escala de 06 Horas, e Avança em Cláusulas Sociais Importantes Para a Categoria, As Negociações Continuam... Confira!!!

A Diretoria do STIMA - SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, SIDERÚRGICAS, MECÂNICAS, AUTOMOBILÍSTICAS, MATERIAL ELÉTRICO E ELETRÔNICO, INFORMÁTICA, DA CONSTRUÇÃO NAVAL, DA FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS, DE REFRIGERAÇÃO, DE BALANÇAS, DE SERVIÇOS E REPAROS, DE MANUTENÇÃO E MONTAGEM INDUSTRIAL, INTERMUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA E REGIÃO DO ESTADO DO MARANHÃO estiveram reunidos com o SIFEMA SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE FERRO GUSA DO ESTADO DO MARANHÃO, em Açailândia nos dias 24 e 25 de fevereiro do corrente ano. 
A reunião aconteceu no Hotel Genova durante os dois dias de reunião, foram debatidos 69 cláusulas da CCT - Convenção Coletiva de Trabalho, apresentada pelo STIMA em janeiro de 2016, deliberada pelos Trabalhadores em Assembleia Geral da Categoria.

Lado Esquerdo SIFEMA: Dr. Nicolau, Dra. Nadja, Dr. José Otavio, Dr. Cláudio Azevedo, Dr. Wanderley e a Sra. Márcia. Lado Direito STIMA: Sr. Alonso, Sr. Jarlis Adelino, Sr. Antonio Brito, Sra. Luzanira de Jesus e Florêncio. participou ainda o diretor do STIMA Pedro Neto.

Diante de um cenário econômico desfavorável, o Sindicato dos Metalúrgicos obteve avanços em varias cláusulas da CCT. 
O STIMA conseguiu acabar de vez com o fantasma da Escala de 05 Turmas em jornadas de 06 horas diárias, essa escala de trabalho não foi aprovada pelos trabalhadores em 2009. Os Trabalhadores tiveram a triste experiência de trabalhar durante 09 meses na escala de 06 horas, essa escala de trabalho suprime aproximadamente 35% do salário bruto do trabalhador, deixam de realizar 02 horas extras diárias de laboro. 

O Sindicato dos Metalúrgicos conseguiu a extinção da cláusula que estipulava data para se negociar com isso as Indústrias Siderúrgicas representadas pelo STIMA não adotarão o laboro de 06 horas diárias, ficando extinta definitivamente das pautas de negociações entre os Sindicatos.
Presidente do STIMA Jarlis Adelino

A permanência da escala de trabalho de 08 horas diárias em 04 turmas era uma reivindicação de 100% dos trabalhadores, a permanência definitiva da escala de 08 horas era um sonho de todos os metalúrgicos que sofreram no passado, temiam o retorno desse desespero em 2016, esse resultado só foi obtido devido a forte articulação que temos com os trabalhadores de base, que sempre apoiaram os nossos trabalhos, tínhamos essa missão como meta de trabalho em 2016, precisávamos da um fim nesse fantasma que atormentou por muitos anos os trabalhadores disse o Presidente do STIMA Jarlis Adelino.



Outra cláusula importante que o STIMA lutou para conquista foi o fim da alimentação em marmitex.

Durante alguns anos de negociações entre o STIMA e SIFEMA, o Sindicato priorizou a alimentação dos Trabalhadores, esse tema foi o mais discutido entre os Sindicatos nos últimos 05 anos.

O STIMA conseguiu a implantação do Refeitório aos Trabalhadores da VIENA SIDERURGICA, a cláusula estipula que a empresa terá até o dia 30 de junho de 2016 para regularizar o local de alimentação de seus funcionários, passando da modalidade de fornecimento de alimentação através de marmitex para o sistema de Refeitório Self-Service, nos horários das refeições almoço e janta. Esse sistema de alimentação gera integração entre os funcionários o momento de alimentação é também um tipo de confraternização para os funcionários, isso pode contribuir para o bom relacionamento entre eles, melhorando o clima no local de trabalho além do sistema oferecer uma alimentação de melhor qualidade a todos.

Das 69 cláusulas apresentadas pelo STIMA ao SIFEMA restam apenas duas delas, consequentemente as mais debatidas e problemáticas para o setor no momento, que são elas: Piso salarial dos trabalhadores e o reajuste salarial acima do piso da categoria.

O SIFEMA através de seus representantes legais não apresentou proposta ao STIMA em relação a reajustes salariais para 2016, segundo o presidente do SIFEMA Dr. Cláudio Azevedo, os produtores de ferro gusa do Brasil passam por grandes dificuldades econômicas no setor, causadas por vários fatores que retrai a demanda de preço e oferta do produto. Segundo o Presidente do SIFEMA os produtores de gusa do Estado do Maranhão são os mais prejudicados por ter 100% de sua produção voltada para exportação, o Brasil está sendo prejudicado, pela concorrência desleal de países produtores como Ucrânia e Rússia.

O Presidente do STIMA Jarlis Adelino disse que os trabalhadores não suportarão a falta de manutenção em seus salários, devido o grande índice inflacionário que o Brasil passa no momento.

Antonio Brito vice-presidente do STIMA lembrou que em 2015 os trabalhadores contribuíram com o setor produtivo para que as empresas pudessem suportar o mento, em 2016 os sindicatos terão a missão de encontrar uma alternativa, os trabalhadores não suportarão mais uma reseção salarial finalizou Brito.

Os Sindicatos confirmaram outra reunião entre as partes, para voltar a discutir o assunto, com isso a CCT 2016 ainda não foi fechada, a data a ser definida para o inicio de março do corrente ano.


Após as negociações os diretores do STIMA Iniciaram imediatamente as portas de fabrica para comunicar e atualizar os trabalhadores sobre a convenção coletiva de trabalho.




Fonte: Secretaria de Imprensa do STIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.