Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Rapidinha do Presidente

Conselho da Petrobras tem candidatura independente
O segundo turno das eleições para vaga dos trabalhadores no conselho de administração da Petrobras tem uma surpresa: a engenheira Betânia Rodrigues Coutinho, que disputa a vaga com o atual conselheiro Deyvid Bacelar, candidato apoiado pela Federação Única dos Petroleiros.
Betânia, que não tem ligação sindical, recebeu 3.952 votos (22,89%) e ficou com a segunda vaga, desbancando o candidato da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa, que teve 1.560 votos (9,04%).
Bacelar recebeu 4.415 votos (25,57) no primeiro turno, que terminou domingo. Cerca de 17,7 mil trabalhadores, dos 56 mil com direito a voto, participaram das eleições. O segundo turno será entre os dias 20 e 28 de fevereiro.
Centrais promovem ato contra desmonte das Estatais
Sindicalistas e funcionários de empresas estatais promovem hoje (3), em Brasília, o Dia Nacional de Luta em defesa das Empresas Públicas. O objetivo é barrar a votação no Senado do PLS 555/2015, que coloca em risco as empresas públicas brasileiras com ameaça de privatização.
Maria Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, disse à Agência Sindical que a mobilização é nacional, com presença de várias categorias. “O objetivo é alertar sobre as consequências do projeto, que foi produzido em três meses e já está em caráter de urgência no Senado. Também vamos tentar adiar a votação, a fim de ampliar o debate”, conta.
SPE - O diretor de Formação Sindical da Nova Central, Sebastião Soares, denuncia que o projeto tem origem na reforma administrativa da gestão FHC. "O que se propõe é a transformações de empresas públicas em Sociedades de Propósito Especifico (SPE). É um desmonte do Estado, que tem um viés de retrocesso muito forte e atrasado”, frisa.
Mulheres frentistas preparam encontro em Brasília
O número de mulheres frentistas cresceu nos últimos anos em todas as regiões do País. Atenta ao aumento de trabalhadoras na categoria, a Secretaria da Mulher da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) promove em março o 2° Encontro das trabalhadoras em postos de gasolina.
A Agência Sindical conversou com a presidente do Sindicato dos Frentistas de Guarulhos e secretária da Mulher da Fepospetro, Telma Cardia. Ela informa que o foco do encontro será a violência sofrida pelas trabalhadoras, empoderamento das mulheres e a defesa de direitos.
“O encontro pretende debater como vamos lidar com essas questões, assegurando os direitos das mulheres. Os Sindicatos terão que atuar efetivamente. O nosso universo de trabalho é masculino, como nós mulheres nos preparamos para enfrentar essa realidade?”, questiona.
Palestras - Telma adianta que, além de palestrantes especialistas em leis e em saúde, haverá debate com psicólogo, a fim de elucidar melhor as dificuldades das mulheres. O evento será no Centro de Convenções da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), em Brasília.
Mais informações: frentista.org.br
Comerciários fazem protesto em loja O Boticário

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu ontem (2) ato em frente à sede da empresa O Boticário/Hannam, uma das franqueadas da marca, na zona oeste de São Paulo.

As denúncias são de que a loja não recolhe FGTS e INSS desde maio; atrasa os salários desde dezembro; pagou apenas 20% do décimo terceiro; e deve os vales transporte e refeição.
Segundo as denúncias, O Boticário também incentiva funcionárias a pedir demissão e procurar a Justiça. Durante o ato, a empresa permaneceu de portas fechadas e não quis dialogar com o Sindicato, que promete acionar o jurídico para garantir o direito dos comerciários.
Mais informações: www.comerciarios.org.br
Metalúrgicos realizam campanha contra o Aedes aegypti
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo lançou boletim, a fim de esclarecer os trabalhadores de sua base sobre os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Além dos metalúrgicos, os Sindicatos dos trabalhadores na construção civil e da alimentação também entraram na guerra contra o mosquito e preparam ações conjuntas, ao lado dos metalúrgicos, de conscientização dos trabalhadores.

Leia o boletim
aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.