Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Emprego na indústria brasileira teve queda histórica em 2015, diz IBGE

A indústria brasileira teve uma queda histórica na geração de empregos. Segundo o IBGE, o ano passado fechou com o pior desempenho nos últimos 14 anos.
A indústria cortou vagas em todos os setores. As quedas mais significativas foram na produção de máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicação (-13,9%); meios de transporte (-11,4%); produtos de metal (-10,7%); máquinas e equipamentos (-8,3%). Houve queda também nos rendimentos. Os salários tiveram redução de quase 8% (-7,9%).
Se uma indústria vende menos, o empresário pisa no freio e reduz a produção. Quando isso acontece, a fábrica precisa de menos trabalhadores e acaba com menos dinheiro para pagar os salários dos empregados, o que gera as demissões. 
“Nesse ambiente de baixo investimento, baixa perspectiva de consumo e produção em queda as empresas acabam não contratando”, fala Vinícius Botelho, pesquisador IBRE-FGV.
Em 2009, no auge da crise econômica mundial, o emprego na indústria teve uma queda brusca de 5%. No ano seguinte o setor se recuperou um pouco (2010 +3,4%), desde então, só baixas e 2015 fechou com a maior queda desde que o levantamento iniciou, em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.