Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 17 de outubro de 2015

Coreia do Norte rejeita nova negociação nuclear e demanda tratado de paz com os EUA

A Coreia do Norte rejeitou neste sábado a ideia de retomar as conversas para encerrar seu programa nuclear, afirmando que as tentativas anteriores resultaram em fracassos e reiterando sua exigência de que Washington esteja presente na mesa de negociações para um tratado de paz.
O comunicado do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano foi emitido um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, terem dito em Washington estarem abertos a negociar com a Coreia do Norte sobre as sanções internacionais, mas que Pyongyang precisaria para isso demonstrar seu compromisso em abandonar suas ambições nucleares.
"Se os EUA insistirem em negociações numa direção diferente, a península da Coreia vai somente ver nosso ilimitado poderio nuclear fortalecido ainda mais", afirmou o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em seu comunicado.
As Coreias do Norte e Sul permanecem tecnicamente em guerra sob uma trégua assinada em 1953 com a participação dos EUA, que liderava as forças da ONU a favor do Sul, e da China, que lutava ao lado do Norte.
A Coreia do Norte disse que apenas um tratado de paz com Washington seria capaz de permanentemente resolver o conflito na península da Coreia.
Obama disse que os EUA estavam abertos a negociações que possam levar ao alívio das sanções impostas ao Norte, assim como foi feito em relação ao Irã, país que alcançou um acordo com outras potências mundiais em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.