Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cerca de 8 Mil Trabalhadores Podem Ser Beneficiados através do Requerimento do Vereador Jarlis Adelino, Aprovado pela Câmara Municipal de Açailândia-MA.

Conheça o Requerimento do Vereador Jarlis Adelino (PT) 

REQUERIMENTO Nº 120/2015                               Açailândia   14 de outubro de 2015
DO: Vereador Jarlis Adelino

            Pelo Presente o Vereador Jarlis Adelino Requer da Prefeitura Municipal o reconhecimento do feriado de Carnaval, nas terças-feiras, para que esta data móvel seja reconhecida através do Poder Executivo como feriado municipal permanente a partir de fevereiro de 2016.

JUSTIFICATIVA

O Carnaval é sinônimo de viagem e muita festa. No entanto, apesar da tradição, o carnaval legalmente não é feriado. As empresas podem exigir que o trabalhador cumpra o horário regular. Se o empregado se ausentar sem a permissão da empresa ele pode sofrer advertência verbal ou por escrito, suspensão de dias ou até mesmo a demissão por justa causa. Isso ocorre de forma explicita nas empresas de ordem privadas, existe a pratica de não haver expediente laboral nas empresas, bancos ou repartições públicas nas terças-feiras de carnaval e até nas quartas-feiras de cinzas, até meio dia, ainda são motivos de discussões entre os trabalhadores e empresas. Não e justo cobrar o laboro do trabalhador onde tradicionalmente se concede o dia de folga de forma tradicional no país, portanto sugerimos que este dia móvel de terças-feiras de Carnaval seja reconhecido pelo Poder Executivo como feriado municipal para que seja garantida a compensação do laboro dos trabalhadores neste dia no município.

 ENTENDIMENTO

Com base na legislação não há dúvidas quanto aos feriados nacionais uma vez que estão expressos em Lei Federal nº 9.093/95. 
Quanto aos demais feriados que a Lei Federal outorga aos municípios, verificamos que existe a possibilidade da criação deste feriado municipal.
De acordo com o que se dispõem a Lei Orgânica do município TÍTULO II Da competência municipal ART. 6º Compete ao Município: I Legisla sobre assuntos de interesse local; II Suplementar a legislação federal e estadual no que couber.

Este decreto de Lei irá gerar divisas para o município e compensará o laboro dos trabalhadores que estiverem em exercício de suas funções nessa data, não é justo que parte dos trabalhadores folguem nessa data e outros estejam trabalhando sem a justa compensação de horas trabalhadas, fiquei muito satisfeito com os colegas parlamentares que atenderam ao meu apelo e votaram a favor da criação desse Requerimento que irá beneficiar de forma direta cerca de 8 mil trabalhadores em Açailândia em diversas áreas de atividades como: os trabalhadores da industria, da Rede Hoteleira, do Comercio, Prestadores de Serviços, entre outros trabalhadores do município. (Vereador Jarlis Adelino).


Fonte: Acessoria do Vereador Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.