Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 11 de março de 2014

Ex-assessor tucano recebeu suborno, diz executivo da Alstom

Um ex-diretor da Cogelec, uma subsidiária da empresa francesa Alstom, Michel Cabane, afirmou a autoridades suíças que a multinacional pagou propina para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-chefe da Casa Civil no governo de Mário Covas (PSDB), entre 1995 e 1997, Robson Marinho. Cabane é o primeiro membro da cúpula da empresa a afirmar que Marinho recebeu suborno. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A Cogelec produzia equipamentos que seriam vendidos à Eletropaulo e à Empresa Paulista de Transmissão deEnergia  (EPTE) em 1998. De acordo com denúncia do Ministério Público, a Alstom pagou R$ 23,3 milhões em suborno para ganhar a disputa de um contrato de R$ 181,3 milhões em valores atualizados. 
De acordo com a publicação, Cabane afirmou às autoridades suíças que soube do nome de Marinho em conversas com o ex-presidente da Cegelec no Brasil, Jonio Foigel, e o ex-diretor comercial da Alstom na França, André Botto. 
O advogado de Marinho, Celso Vilardi, afirmou à publicação que as conversas citadas nos documentos enviados pela Suíça ao Brasil se referem a 1998, quando foi assinado o contrato, época em que Marinho não havia julgado nenhum processo da Alstom. A empresa francesa não quis comentar as declarações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.