Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rapidinhas do Presidente

Nota Técnica do Dieese sobre a Mesa Nacional da Construção

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) acaba de lançar Nota Técnica, que faz uma análise sobre a Mesa Nacional da Construção Civil – instrumento de diálogo tripartite, criado com o objetivo de melhorar as condições de trabalho no setor da construção civil.
A técnica do Dieese Cristiane Garrido analisa o tamanho da indústria da construção, a complexidade da cadeia, o atraso histórico das relações de trabalho e a ausência de ação propositiva do Estado no enfrentamento das questões centrais que têm impacto sobre o setor – informalidade, rotatividade, terceirização, saúde e segurança.

Mesa - Para acabar com os problemas que os operários das obras de hidrelétricas enfrentavam, trabalhadores, governo e empresários fizeram uma experiência de diálogo social que reuniu os diversos atores envolvidos na busca de um acordo nacional. A Mesa Nacional da Construção Civil foi oficializada em março de 2012.
Mais informações:
www.dieese.org.br

Gerente que correu risco vai receber R$ 40 mil
Um gerente de banco em Montes Claros, Minas Gerais, será indenizado em R$ 40 mil por ter sido exposto a riscos ao transportar valores. O trajeto era feito no próprio veículo do gerente ou de táxi.
Segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Estado, o trabalho só deve ser feito por empresas especializadas ou pelo banco, desde que tenha funcionários aprovados em curso de vigilância e sistema de segurança aprovados pelo Ministério da Justiça.

TVT recebe prêmio África Brasil 2013 nesta sexta


TVT, emissora de televisão ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, recebe nesta sexta (17) Troféu Mama África, na categoria Meio de Comunicação, do Prêmio África Brasil 2013, promovido pelo Centro Cultural Africano.

O prêmio África Brasil homenageia personalidades, empresas e governos que se destacam na produção de projetos e ações sociais que contribuem e beneficiam a inclusão social dos afrodescendentes. Esta será a oitava edição do evento, que este ano terá cerimônia na Faculdade de Medicina da USP, a partir das 19 horas.
Mais informações: 
www.tvt.org.br


Acesso à internet mais que dobra no Brasil de 2005 a 2011

Quase metade da população brasileira com 10 anos ou mais de idade (46,5%) acessava a internet em 2011. Segundo estudo do IBGE, o índice é mais do que o dobro do percentual registrado em 2005, quando aproximadamente 21% da população haviam acessado a internet. No mesmo período, a população nessa faixa etária cresceu 9,7%.

Fiscalização resgata quase 3 mil 
em condições análogas à escravidão


Os auditores fiscais do Ministério do Trabalho resgataram 2.849 trabalhadores de condição análoga à de escravo em 2012. As operações fiscais do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em todo o País resultaram no pagamento total de 9,5 milhões em verbas rescisórias aos resgatados.

Houve aumento de 14,37% no número de trabalhadores libertados em relação a 2011. As ações, um total de 255, ocorrem no meio urbano e rural. O ministério avalia que a alta ocorreu porque as ações fiscais foram realizadas em regiões até então não inspecionadas com habitualidade e houve aumento no meio urbano.
Total - Em 2012, foram lavrados aproximadamente 3.695 autos de infração, emitidas 2.336 guias de seguro-desemprego e assinadas 500 Carteiras de Trabalho.
Mais informações:
www.mte.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.