Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Você vai comprar um carro veja quais bebem menos veja os mais econômicos

RIO - O Inmetro divulgou a nova tabela da 6ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) 2014. Trinte e seis fabricantes participam do programa, cuja adesão é voluntária, com 495 modelos ou versões que poderão exibir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, a Ence, afixada nos vidros. A adesão cresceu 10% em relação ao último ciclo. A etiqueta classifica os modelos quanto à eficiência energética por categoria, indica quantos quilômetros o carro roda com um litro de etanol e gasolina na cidade e na estrada, e a emissão de gás efeito estufa (CO2).
- Mais modelos aderiram ao programa, e muitos deles com tecnologias novas embarcadas, como injeção direta e até o start stop - sistema que desliga o motor de forma instantânea quando o carro encontra-se sem movimento - explica Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro.
A exemplo do que já ocorre para refrigeradores, aparelhos de ar condicionado, fogões e fornos a gás, televisores, lâmpadas e outros produtos, os veículos recebem etiqueta com faixas coloridas de ‘A’ (mais eficiente) até ‘E’ (menos eficiente).
Lobo diz que houve uma melhora de 3% na média do consumo dos veículos ‘A’ subcompactos em relação ao ciclo 2013. Hoje, 70% dos carros participantes do PBEV devem ter a etiqueta nos vidros. A expectativa é que, em 2017, 100% dos veículos declarados tenham a etiqueta.
Um carro subcompacto, que é um dos segmentos mais vendidos no Brasil, faz em média 13,5 km com um litro de gasolina, contra 10,3 km dos menos eficientes. Num percurso diário de 40 km, em um ano, a economia pode ultrapassar R$ 956, ao optar pelo veículo classe A. Em cinco anos, o valor é superior a R$ 4,8 mil, o que representa até 20% do valor do próprio veículo.
Consumidor pode optar pelo menos poluente
Este ano o consumidor também terá informações da emissão de gases poluentes desses veículos.
- Além das emissões de CO2 (gás de efeito estufa) de origem fóssil não renovável, estão disponíveis na tabela do PBEV os dados de emissão de gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio) do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama, e as estrelas que classificam estas emissões, contemplando com até três estrelas os modelos que emitem menos e uma estrela para os que emitem mais. Agora, o consumidor poderá escolher o caro mais eficiente e o menos poluente ou mais limpo - explica Lobo.
Os veículos são avaliados nas categorias subcompactos, compactos, médios, grandes, extra grandes, carga derivado, comercial, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, fora-de-estrada, minivan e esportivos. Automóveis que forem mais eficientes e obtiverem as melhores classificações no PBEV, tanto na comparação relativa dentro de suas categorias quanto na comparação absoluta geral com todos os demais modelos participantes, serão contemplados adicionalmente com o Selo Conpet de Eficiência Energética concedido pela Petrobras.
Confira a lista completa no linque abaixo:
http://oglobo.globo.com/arquivos/veiculos-leves-2014-21-jan.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.