Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Maioria das negociações salariais em 2013 ficou acima da inflação

Aumento real médio foi de 1,2%, segundo levantamento do Dieese
A maioria das negociações salariais em 2013 obteve reajustes acima da inflação, conforme levantamento do Dieese divulgado ontem (2). O aumento real médio foi de 1,25%.
O estudo aponta que 87% dos reajustes, de 671 unidades de negociação avaliadas, ficaram acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE).
Do total de Convenções Coletivas analisadas, 7% dos acordos coletivos resultaram em reajustes equivalentes à inflação e 6% ficaram abaixo do índice.
O resultado não foi tão bom quanto o de 2012, melhor ano para as campanhas salariais desde o início da série histórica, em 1996. “Houve um pequeno recuo em relação ao período anterior, que foi um ano atípico”, comenta o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre Prado.
Em contato com a Agência Sindical, ele considerou que o quadro geral foi positivo, atribuindo o resultado à combinação das condições menos adversas na economia e a forte pressão dos Sindicatos nas datas-bases, que em boa parte dos casos envolveu a realização de greves.
“O comportamento do mercado de trabalho, que permanece aquecido – embora em ritmo menor, também contribuiu para que a maioria das negociações fosse bem sucedida”, observa Silvestre. Na comparação com os últimos anos, 2013 ficou próximo de 2010 e 2011, e superou 2008 e 2009.
A faixa com o maior número de aumentos acima da inflação (34,7%) ficou no intervalo de 1,01% a 2% de ganho real.
Mais informações: www.dieese.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.