Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 12 de abril de 2014

Cutista João Felício será o primeiro latino-americano a presidir a CSI

O secretário de Relações Internacionais da CUT tem o apoio de todas as centrais brasileiras e das entidades de diversos países. Congresso que vai referendar o nome será em maio.

Crédito: Paulo de Souza
João Felício
João Felício tem apoio da CNM
Dirigentes das principais sindicais de todo o mundo aprovaram nesta quarta-feira (2) a indicação de João Felício, secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT),  à presidência da Confederação Sindical Internacional (CSI). Felício será o primeiro latino-americano a presidir essa importante central internacional.

O dirigente foi indicado pela CUT, pelas outras duas centrais sindicais brasileiras que participam do Conselho Geral da CSI, Força Sindical e UGT, além de todas as centrais sindicais filiadas das Américas. A campanha em favor do cutista está sendo articulada desde 2013 e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) foi uma das principais entidades a defenderem a candidatura durante este processo.

A Confederação Sindical Internacional é resultado da fusão da Confederação Internacional de Sindicatos Livres (CIOSL) e da Confederação Mundial do Trabalho (CMT). A CSI é a maior e principal entidade de representação da classe trabalhadora em todo o mundo. Ela congrega 175 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, associados a 311 entidades afiliados em 155 países e territórios.

Participaram da reunião representando o Brasil, além de Felício, o presidente da CUT, Vagner Freitas, o presidente da UGT, Ricardo Patah, o secretário Geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, e Carlos Alberto, da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL). Participaram ainda dirigentes de entidades internacionais, como DGB da Alemanha, AFL-CIO dos EUA, CGT da França, CCOO da Espanha, UNTA de Angola e Kosatu da África do Sul, entre outras.

O Congresso da CSI que vai referendar o nome de João Felício como presidente será realizado nos dias 18 a 23 de maio, em Berlim (Alemanha). Após o Congresso, ocorrerá a reunião do Conselho Geral, quando haverá a eleição do presidente.

Luta
O professor da rede estadual de ensino de São Paulo João Felício, já foi presidente e secretário geral da CUT Nacional, e também presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), maior sindicato de professores da América Latina.

Como presidente da CUT, João Felício liderou manifestações contra a flexibilização da CLT, como a que levou mais de um milhão de militantes às ruas, em março de 2002.
Fonte: http://www.cnmcut.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.