Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Siderúrgicas de Açailândia a Anos Tentam Superar Crise, agora aparece mais uma em evidencia

Indústria do ferro-gusa em Açailândia atravessa um período eminente de crise. Em 2015, quatro siderúrgicas estão em atividades produtivas no pólo siderúrgico do Pequiá, porém todas elas com apenas 50% de sua capacidade produtiva, o Pólo Siderúrgico do Pequiá já empregou cerca de 6 (seis) mil trabalhadores de forma direta hoje tem apenas pouco mais de 2400 (dois mil e quatrocentos) trabalhadores empregados no pólo. Os empresários alegam que esta crise atual está relacionada ao alto custo de produção oriundo do preço baixo pago pela tonelada de gusa, devido a grande oferta do produto no mercado internacional, mesmo assim falta compradores de ferro gusa, as siderúrgicas de Açailândia não estão conseguindo vender seus produtos, (Falta Comprador) por exemplo temos empresa hoje com mais de 15 mil toneladas de ferro gusa estocada no pátio da empresa sem expectativa de venda.
O STIMA já se reuniu com o Sindicato Patronal SIFEMA e com as Empresas em Açailândia,MA, para saber a real situação do Setor.
A expectativa gerada em torno deste problema por parte do STIMA seria asegurar os postos de trabalhos dos trabalhadores, bem como garantir a manutenção das clausulas sociais e econômicas da categoria. 
Em Reuniões anteriores já se cogitaram a criação da 5ª Turma em escala de trabalho de 6 h, e congelamento de salários, ambas as propostas rejeitadas pelo Sindicato Profissional STIMA.

Já Existe uma segunda reunião marcada entre os sindicatos para discutir o assunto, essa reunião acontecerá em Açailândia entre os dias 24 e 25 de fevereiro do corrente ano.

Jarlis Adelino Presidente do STIMA, desde 2008 quando teve início a crise econômica mundial que mudou os rumos de muitos negócios, as siderúrgicas de Açailândia operavam com 100% da capacidade e empregavam cerca de 06 mil trabalhadores diretos, desde então, houve redução drástica no setor,  hoje são aproximadamente apenas 2.400 trabalhadores direto. Os números são do Sindicato da Indústria do Ferro no Estado do Maranhão (Sifema). Uma das empresas que fecharam as portas na cidade é a siderúrgica Fergumar, que demitiu cerca de 250 Funcionários no segundo semestre de 2012. A diretoria Executiva do STIMA se reunirá nesta terça-feira (03) na sede do Sindicato para se organizar estrategicamente para defender os trabalhadores e contribuir para que os postos de trabalhos em Açailândia fiquem intactos pelo menos por mais algum tempo disse Jarlis. 

Fonte: Secretaria de Imprensa do STIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.