Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Rapidinha do Presidente

Justiça trabalhista realiza semana nacional da conciliação

Os Tribunais Regionais do Trabalho realizam entre os dias 16 e 20 de março a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O evento será realizado nos órgãos de 1º e 2º Graus.
Os Tribunais já abriram as inscrições, com formulários disponibilizados em seus sites. Um dos objetivos é favorecer o diálogo, proporcionando às partes conciliação em seus processos.
No TRT-2 (São Paulo), serão realizadas 700 audiências conciliatórias. Mais de cinco mil processos foram inscritos.

Mais informações: www.csjt.jus.br

Movimentos sociais fizeram ato em defesa da Petrobras

Terça (24), sindicalistas, representantes dos movimentos sociais, advogados, jornalistas e intelectuais em um grande ato em defesa da Petrobras. O objetivo é defender a empresa, que representa mais de 13% do PIB brasileiro, contra qualquer tipo de interesse privatista ou do capital internacional.
O evento foi realizado às 18 horas, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Centro do Rio de Janeiro. fizeram presença dos escritores Eric Nepomuceno e Fernando Morais, da jornalista Hildegard Angel, do cineasta Luiz Carlos Barreto, da filósofa Marilena Chauí, do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, além dos dirigentes de várias Centrais Sindicais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participará.
Manifesto - Uma campanha em defesa da Petrobras está sendo realizada nas redes sociais, incluindo a coleta de assinaturas para o manifesto em defesa da companhia. Outra grande manifestação ocorrerá dia 13 de março na avenida Paulista, em São Paulo.

Mais informações: www.fup.org.br

Contraf-CUT reforça luta contra entrega da Caixa

Cresce a resistência sindical contra eventual abertura do capital da Caixa Econômica Federal ao setor privado. A instituição obteve lucro em 2014 e captou mais 6 milhões de novos correntistas. Uma das frentes de resistência é a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro), ligada à CUT. A Agência Sindical entrevistou Carlos Cordeiro, presidente da entidade.

Cordeiro afirma: “Caixa, Banco do Brasil e Petrobras são esteios do desenvolvimento nacional. Em 2008, o presidente Lula instruiu Caixa e BB a adotar políticas anticrise, liberando crédito a custo acessível”. Foi uma atitude contra a orientação do mercado. “Mas o tempo mostrou que foi feito o certo, ajudando o Brasil a atravessar a fase difícil”, ele avalia.

Pressão - O sindicalista lembra que a Caixa Econômica Federal é 100% pública, o que lhe permite atuar na linha de frente das políticas sociais. “Tem lucro, emprega e ajuda a promover inclusão social. A Caixa dá certo. A pressão por sua partilha vem do mercado”, observa Cordeiro.

Dilma - Na campanha eleitoral, Dilma (PT) assinou carta se comprometendo com os bancos públicos e seus trabalhadores. “Queremos que a carta seja respeitada. Estamos tentando marcar audiência com a presidenta ou o ministro Nelson Barbosa, do Planejamento ”, afirma Cordeiro, que anuncia a realização de atos pró-Caixa 100% pública em todo o País, pelos Sindicatos de Bancários.

Paper - A Contraf publicará material mostrando a história, dimensão e papel da CEF. “Queremos que trabalhadores de outras categorias conheçam a importância de uma instituição centenária, que emprega mais de 100 mil trabalhadores, dá lucro e está presente nos grandes projetos do País”, diz.

PLR - Os funcionários da CEF receberam sexta (20) a segunda parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados. A antecipação atendeu reivindicação da Contraf e da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) ao presidente Jorge Hereda.

Mais informações: www.contrafcut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.