Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 28 de dezembro de 2013

Brasil quinto maior do mundo até 2023

Consultoria Inglesa prevê Grã-Bretanha como maior economia europeia em 2030 e Brasil como 5ª maior potência financeira do mundo até 2023
O Brasil deve se tornar a quinta maior economia do mundo até 2023, atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão e Índia, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês).
Naquele ano, de acordo com estimativas da consultoria britânica, a economia brasileira superará a da Grã-Bretanha e da Alemanha.
Atualmente, o Brasil ocupa o sétimo lugar no levantamento do CEBR, que lista os 30 maiores países do mundo pelo tamanho de seu PIB nominal.
Segundo a consultoria, a economia brasileira vai se beneficiar do crescimento da população e do comércio de agricultura, este último impulsionado pelo acordo da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelos alimentos transgênicos.
O estudo destaca que, em 2011, o Brasil já havia superado a Grã-Bretanha, tornando-se a sexta maior economia do mundo, mas perdeu o posto no ano seguinte devido à desvalorização cambial, ao menor crescimento econômico e à elevação das tensões políticas.
Na edição deste ano, diz a consultoria, houve poucas mudanças no ranking. Recuperada da recessão, a Rússia tirou o oitavo lugar da Itália. Já o Canadá passou a ocupar a décima posição, que até então pertencia à Índia, devido à desvalorização da rúpia.
Na outra ponta da lista, o Irã caiu do 21º para o 30º lugar por causa das sanções econômicas em reação ao programa de enriquecimento nuclear do país. E a África do Sul, que até o ano passado ocupava a 28ª posição, saiu da lista, prejudicada pelo baixo crescimento de sua economia e da desvalorização da moeda local, o rand.
2028
Pela primeira vez, a consultoria fez previsões para o comportamento das maiores economias do globo para período de cinco, dez e 15 anos. Até 2012, o levantamento só dispunha de estimativas para um período de dez anos.
Segundo a CEBR, a China se tornará a maior economia do mundo em 2028, à frente dos Estados Unidos. No mesmo ano, a Índia superará o Japão e se tornará o terceiro país mais rico do globo.
O estudo destaca que, embora a Grã-Bretanha seja ultrapassada pelo Brasil e pela Índia, posicionando-se na sétima posição no levantamento, a economia britânica será, em 2028, apenas 3% menor do que a da Alemanha e deve superá-la para se tornar a maior economia da Europa em 2030.
Com o reposicionamento, a China passaria a liderar o ranking em 2028, seguida por Estados Unidos, Índia, Japão, Brasil, Alemanha, Grã-Bretanha, Rússia, México e  Canadá.
economia europeia 
A Grã-Bretanha vai superar França e Alemanha, tornando-se a maior economia da Europa em 2030, mas estará atrás de emergentes como Brasil e Índia, de acordo com estudo.
Grupo de especialistas britânicos do Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR, na sigla em inglês) prevê que a produção da Grã-Bretanha vai superar a francesa, em 2018, e a alemã, até 2030. Nesse mesmo período, será ultrapassada por Brasil e Índia.
Segundo o estudo, “a Alemanha perderá sua posição como a maior economia da Europa Ocidental para o Reino Unido por volta de 2030, por causa do crescimento mais rápido de sua população e de sua menor dependência das outras economias europeias”.
“Se o euro se valorizasse, as perspectivas da Alemanha seriam muito melhores”, completou o texto (...). Apoiada no marco (sua antiga moeda), a Alemanha certamente não poderia ser superada pelo Reino Unido por muitos anos, ou talvez nunca”, adverte.
Diretor do grupo afirmou que a economia britânica cresceria mais rápido, se abandonasse a União Europeia (UE), “meu instinto me diz, porém, que, no curto prazo, o impacto de sua saída da UE seria, sem dúvidas, negativo”, afirmou Douglas McWilliams, em entrevista ao jornal Daily Telegraph “mas suspeito que, ao fim de um período de 15 anos, provavelmente seria positivo”, explicou.

Projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês)

Nº 2013 2018 2023 2028
1º EUA EUA EUA China
2º China China China EUA
3º Japão Japão Japão Índia
4º Alemanha Alemanha Índia Japão
5º França Grã-Bretanha Brasil Brasil
6º Grã-Bretanha Rússia Alemanha Alemanha
7º Brasil Brasil Grã-Bretanha Grã-Bretanha
8º Rússia França Rússia Rússia
9º Itália Índia Canadá México
10º Canadá Itália França Canadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.