Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Manchete do Estadão sobre Lula foi negada pelo MPF

Estadão tentou manchar a imagem de Lula, diz PT.
  • Manchete do Estadão sobre Lula foi negada pelo MPF

  • Foto: Brasil 247
Líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) diz que manchete que cravou investigação contra Lula, negada horas depois pela Procuradoria Geral da República nesta quarta-feira, foi "mais uma tentativa sórdida de macular a imagem" do ex-presidente; segundo ele, a bancada do partido repudia com indignação essa "ilação promovida pelo jornal"; líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR) diz que investigação é "imprescindível"

10 DE JANEIRO DE 2013 ÀS 09:58

247 – O líder do PT na câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), classificou a capa da edição desta quarta-feira 8 do jornal O Estado de S. Paulo como "mais uma tentativa sórdida de macular a imagem de Lula". Para o petista, trata-se de "uma tentativa de interdição do projeto transformador desenvolvido pelo PT no País".

Na manchete principal, o jornal cravou, sob o título "MPF vai investigar Lula", que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, havia decidido encaminhar para o Ministério Público Federal denúncias contra o ex-presidente feitas pelo empresário Marcos Valério. Na mesma manhã, porém, a PGR divulgou uma nota oficial informando que a decisão ainda não havia sido tomada e que Gurgel "ainda não iniciou a análise do depoimento de Marcos Valério" à PGR.

"Ninguém vai manchar o legado de Lula, porque todo o Brasil sabe de seu compromisso com os pobres, com a ética na política e com a transformação da sociedade brasileira", defendeu Guimarães. O deputado lembrou que Lula protagonizou o funcionamento livre e independente dos poderes da República, em particular pela ação de organismos do Executivo, como o Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da República, a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal.

Em nota, também divulgada nesta quarta, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, lamentou o fato de o jornal ter induzido seus leitores ao erro, já que não há decisão oficial sobre o assunto. "Estranho tal equívoco na primeira página de um jornal tão tradicional como O Estado de S. Paulo, e prefiro acreditar que não existiu nenhum viés mal-intencionado no ocorrido", ressaltou Okamotto. 
O líder do PT afirmou que "a Bancada do PT manifesta repúdio e indignação com essa ilação promovida pelo jornal" e completou que "Lula é um patrimônio do povo brasileiro".

Investigação é "imprescindível", diz Dias

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que considera "imprescindível" uma investigação do Ministério Público contra Lula. "A investigação é imprescindível porque o País não pode viver com esse esqueleto no armário, essa suspeita permanente. A sociedade precisa de uma resposta", afirmou.

O tucano cogita duas hipóteses para o caso: se a eventual investigação não der em nada, Lula usará o episódio a seu favor; se as denúncias forem comprovadas, "cria-se uma situação não apenas de constrangimento no partido, mas de desgaste irreparável para o PT, comprometendo seu projeto futuro", afirma.

Ao site do Estadão, o senador disse acreditar que a reeleição da presidente Dilma pode ser comprometida "seriamente" por causa do suposto envolvimento do ex-presidente no escândalo político. "Os vínculos são conhecidos, eu sei que há um esforço para distinguir a presidente do ex-presidente, mas eu creio que é impossível separá-los", disse, classificando os dois como "almas gêmeas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.