Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

NOVO SUV COMPACTO DA TOYOTA TERÁ PLATAFORMA DE COROLLA E ESTILO DE RAV4

A Toyota já confirmou que lançará um novo modelo no Brasil. A data também está marcada: 2021. E até o investimento foi anunciado: serão aplicados nada menos do que R$ 1 bilhão para acomodar o projeto na fábrica de Sorocaba, interior de São PauloTodos sabem que se trata de um SUV, mas muitos apostam que o utilitário será baseado sobre a plataforma do Yaris. Não é o caso.


Conhecido internamente e por fornecedores como 740B, o novo SUV compacto terá a base TNGA do novo Corolla, o que o deixa pronto para ser adaptado ao conjunto 1.8 híbrido flex. Além disso, a base modular permitirá chegar a um comprimento e entre-eixos bem maiores do que outros jipinhos já apresentados pela marca.
Derivado de um modelo da Daihatsu, o Raize tem apenas quatro metros de comprimento, bem na medida para o mercado indiano, onde projetos maiores são penalizados pelos impostos.

A regra impediu que o atual Ford EcoSport ultrapassasse demais esse comprimento — o estepe que leva o SUV a medir bem mais do que os 4 metros (4,26 m). Como o tamanho pequeno é considerado um defeito em alguns mercados, a própria Ford apostou em um porte um pouco maior para o novíssimo Puma, cujo comprimento é estimado em 4,19 m.
O SUV será uma alternativa ao ousado C-HR, testado no Brasil e feito sobre a base TNGA, porém, sem previsão de ser lançado por aqui. A expectativa é que o novo nacional tenha estilo mais próximo do RAV4, com linhas repleta de recortes, mas um pouco mais conservador do que o importado. 
Sabemos que o comprimento será bem inferior aos 4,60 metros do RAV4 (confira o teste dele no vídeo abaixo), um SUV médio híbrido vendido em uma fatia de preço (R$ 176.900) e de tamanho superiores ao do novo projeto.
Como a base TNGA é modular, não é difícil mudar o tamanho. Entre elas, a variante que equipa a nova geração do Yaris japonês, bem diferente e mais moderno do que o vendido no Brasil.
O objetivo é seguir de perto o rival HR-V. O concorrente da Honda tem 4,29 metros de comprimento e 2,61 metros de entre-eixos. O Yaris tem apenas 2,55 m nesta segunda medida e o novo SUV da Toyota deve ir bem além deste patamar, contudo, ficará abaixo dos 2,69 m do RAV4.
O valor da versão de entrada do novo SUV deve se situar entre R$ 90 mil e R$ 100 mil. A motorização de entrada pode também ser o 2.0 do Corolla, embora o antigo 1.8 não esteja descartado. Certamente o 1.3 e o 1.5 do Yaris devem ser considerados fracos para a tarefa de levar um carro maior e mais pesado do que o compacto. Até nisso o SUV será diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.