Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 15 de setembro de 2018

turno", diz especialista em pesquisas O Jornal de todos Brasis "

"Haddad com passaporte carimbado para 2º Haddad com passaporte carimbado para 2º turno", diz especialista em pesquisas

414
 
Jornal GGN - Autor do livro O Voto do Brasileiro (2018), especialista em pesquisa de opinião e sócio do Instituto Brasilis, Alberto Carlos Almeida analisou, a partir do Datafolha divulgado na noite de sexta (14), que Fernando Haddad tem "passaporte carimbado para o segundo turno", restando saber se ele disputará essa rodada com Geraldo Alckmin ou Jair Bolsonaro.
 
Tudo indica que Alckmin, assim como Marina, está no volume morto. Ciro Gomes tende, na visão de Alberto, a ficar de fora do segundo turno graças ao crescimento mais acelerado de Haddad. Ambos estão empatadas com 13% hoje, mas Alberto destacou que Haddad tem ganhado cerca de 1 ponto por dia na pesquisa, o que acrescenta 1,1 milhão de votos válidos a cada dia.
 
Além disso, há a expectativa de - com base no desempenho do PT nas últimas 3 eleições - Haddad dobrar a votação no Nordeste nas próximas semanas, garantindo mais 5 pontos percentuais.
 
Alberto também anotou que Haddad vem reduzindo a distância de Alckmin no segundo turno e, mais do que isso, quando analisadas todas as respostas nesse cenário, e não apenas votos válidos, é perceptível que o petista tirou votos do tucano, pois ele cresceu sem que o número de eleitores sem candidato de segundo turno tenha caído.
 
Leia o texto na íntegra: 
 
Por Alberto Carlos Almeida
 
Marina fora do jogo; Ciro indo na mesma direção, só uma questão de tempo. Alckmin na UTI e Bolsonaro saudável. Haddad com passaporte carimbado para o segundo turno.
 
Haddad cresceu 1 ponto percentual por dia, isso dá 1 milhão e 100 mil votos válidos a mais a cada dia dessa semana.
 
Seguindo minha linha de raciocínio: já considero o primeiro turno resolvido para o Haddad, isto é, ele já tem vaga assegurada no segundo turno. Portanto, minha proposta é pensarmos o segundo turno. Há dois possíveis, contra Bolsonaro ou contra Alckmin. Posto abaixo os dois gráficos com a evolução dos votos válidos nas simulações de segundo turno.
 
 
 
No confronto com Alckmin, Haddad retirou votos dele. Já no caso do confronto entre Haddad e Bolsonaro, a situação ficou inalterada. Há um motivo para isso, aqueles que estão propensos a votar em Haddad porque antes votavam em Lula ainda não sabem que o Haddad é o candidato do Lula e do PT
 
Veja abaixo que nos votos totais da simulação de segundo turno Haddad tirou votos de Alckmin, pois as proporções de eleitores sem candidatos não caiu:
 
 
 
Não poderia deixar de fazer uma singela homenagem à GloboNews. Pelos dados do Datafolha revelados por esse digníssimo canal de TV, Haddad vai crescer muito mais. Olhe que ele tem somente 20% no Nordeste, quando dobrar isso terá um impacto de 5 pontos percentuais na votação nacional. Outra coisa, dentre os mais pobres Haddad está empatado com Bolsonaro. Brevemente Haddad estará com uma vantagem monumental sobre ele nesse segmento. Há adiante muitas boas emoções a serem desfrutadas:
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.