Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

"Prévia" do PIB registra novo avanço; saiba por que isso é importante

O Brasil voltou a crescer e isso já não é novidade para ninguém. Para ficar por dentro do assunto, confira o que é Produto Interno Bruto (PIB), sua importância e como ele afeta sua vida
publicado: 15/01/2018 11h58 última modificação: 15/01/2018 13h38
   Pixabay
Entenda o que é PIB
                                                                                                                                                                                                 
Em mais um sinal da retomada da economia, o Brasil cresceu 0,49% em novembro. O mês foi o terceiro seguido de alta do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB). No ano, o indicador já aponta para um crescimento de 1,06%. Entenda como isso afeta sua vida.
O que é PIB?
É a soma de toda a riqueza produzida no País. Ele compreende desde a atividade exercida pela banca de jornal da vizinhança até as grandes fábricas industriais.
Quem calcula?
Muitas instituições, públicas ou privadas, têm seu próprio método de calcular o PIB. O principal, que serve de base para todos, é o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E você com isso?
O número do PIB é importante pois ele mostra se o País está crescendo ou não. Se ele estiver como agora, crescendo, significa que há mais produção de produtos, mais gente empregada para produzir e mais renda sendo gerada. 
Como ele se comporta?
São muitos os fatores que influenciam o comportamento do PIB. Mesmo assim, dá para destacar o consumo e a taxa de juros como fortes sinalizadores de crescimento. Quanto mais renda, mais as pessoas consomem. E quanto menores os juros, mais as pessoas têm acesso ao crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.