Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Honda chama mais 86 mil Fit e City para trocar 'airbags mortais' no Brasil

  Honda Fit 2013 é convocado para recall por causa de defeito no airbag (Foto: Divulgação)
A Honda convocou mais um recall no Brasil por causa dos airbags defeituosos que já foram ligados a pelo menos 17 mortes pelo mundo. Agora é a vez de 86 mil unidades dos modelos Fit e City ano/modelo 2013.

CHASSIS ENVOLVIDOS

  • Fit - de DZ100001 até DZ602059
  • City - DZ100001 até DZ300013 e de D1400001 até D1411010
Esta é a quarta convocação para o City e a sexta para o Fit, por causa do mesmo problema, desde 2004. Confira todos os recalls dos airbags mortais no Brasil.
O defeito faz com que o insuflador do airbag seja corrompido. Após longos períodos de exposição ao calor e a umidade, a "caixa" de metal que envolve o gás que faz o airbag abrir começa a trincar.
Quando surge a necessidade de a bolsa abrir --no caso de uma colisão, por exemplo -- a abertura se dá de forma violenta e a caixa se rompe, atirando estilhaços de metal contra os ocupantes.
"Em situações extremas, o defeito pode causar, além de danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros", afirma o comunicado.
A fabricante trocará gratuitamente o insuflador do airbag em qualquer concessionária autorizada a partir do dia 22 de janeiro. 

O maior recall da história

O caso resultou no maior recall da história: mais de 30 milhões de carros já foram chamados para troca dos airbags, inclusive no Brasil (veja os recalls no país).
A Takata fornece para diversas marcas, além da Honda, e pediu recuperação judicial em 2017. A empresa concordou em pagar US$ 1 bilhão nos EUA, como compensação a fabricantes de carros e vítimas dos acidentes relacionados ao defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.