Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Confira dicas para não ser vítima de golpes

 Não emprestar cartões de crédito está entre as indicações

Golpes bancários estão cada vez mais frequentes
Golpes estão cada vez mais frequentes Crédito: Joedson Alves/Agência Brasil

O ditado já diz: cuidado nunca é demais. Esse conselho é ainda mais pertinente quando se trata de golpes e estelionatos, como foi o caso de seis mulheres que foram vítimas de golpes aplicados pelo ex-namorado, identificado como Paulo Vitor de Jesus Santos, em Salvador.

Vinicius Dantas, advogado criminalista e Presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA), explica que o estelionato consiste em utilizar-se de um meio ardil para receber uma vantagem para si ou outrem.

“Se ficar configurado que ele utilizou essa confiança, esse sentimento, essa expectativa de um relacionamento para obter essa vantagem que é ilícita, [Paulo Vitor] responderá por estelionato, que hoje é conhecido como estelionato sentimental ou amoroso”, diz.

O crime prevê pena de cinco anos e multa. Segundo Dantas, por existir muitas vítimas e o ato ser da mesma espécie, pelas mesmas condições, lugar e maneira de execução, pode ser qualificado como crime continuado. “Dessa maneira, a pena será aumentada de um sexto a dois terços, conforme prevê o Artigo 171 do Código Penal”, diz.

Dantas chama atenção para o caráter persuasivo dos estelionatários, porque o golpe passa a ter sucesso quando a vítima vislumbra uma vantagem. No caso do estelionato sentimental, essa vantagem é o relacionamento.

O especialista destaca que, para não cair nesse tipo de golpe, é essencial desconfiar quando um parceiro recente quer se apropriar, de alguma forma, dos seus bens, como usar pedir cartões de crédito ou usar o veículo da outra pessoa.

“Se [a pessoa] sempre está querendo ter uma vantagem em cima do fruto dos seus esforços, tudo isso já demonstra que essa pessoa está mais interessada no seu patrimônio e não neste relacionamento”, aconselha.

Confira dicas para se proteger de golpes

  • Não emprestar cartões ou fazer empréstimos para outras pessoas, mesmo conhecidos;
  • Nem sempre, o pedido de ajuda virá diretamente. Quando o companheiro apontar problemas financeiros com frequência, não assumir essa responsabilidade;
  • Desconfiar de ofertas muito atrativas recebidas em contas estranhas nas redes sociais, como mensagens de números desconhecidos. Um dos golpes mais comuns é o que promete um emprego que paga U$5 mil por dia;
  • Nunca divulgar informações pessoais e dados bancários em ligações que dizem ser de bancos. Quando receber esse tipo de chamada, automaticamente mandar mensagem para o seu banco, verificando a procedência da ligação.

*Com orientação da subeditora Monique Lôbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.