Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CUT se reúne com presidenta Dilma Rousseff e discute pauta dos trabalhadores

Dilma prometeu receber a pauta da classe trabalhadora na marcha do dia 6 de março e intermediar para que sindicalistas tenham direito à voz na reunião da cúpula do G20, em São Petersburgo.


(a partir da esq) Jacy, Rosane, Sérgio, Carmen, Dilma, Vagner, Quintino, Solaney e Felício
(a partir da esq) Jacy, Rosane, Sérgio, Carmen, Dilma, Vagner, Quintino, Solaney e Felício
Em reunião nesta terça-feira (5) com dirigentes da CUT, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância da Central - “a CUT chegou onde chegou porque teve um olhar para a sociedade como um todo” - e da interlocução com os movimentos sociais para continuar o processo de transformação social do País e atendeu pelo menos dois pedidos feitos pelo presidente da CUT, Vagner Freitas.

O primeiro pedido feito foi para que a presidente ajudasse os sindicalistas a ter espaço e voz na próxima cúpula do G20, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro, em São Petersburgo (Rússia). Dilma disse que vai trabalhar para que uma delegação sindical internacional tenha esse direito e também para que os líderes sindicais sejam recebidos pelos chefes de estado. Com a presidenta Dilma, a audiência já está garantida.

“A presidenta se comprometeu a ser a interlocutora do nosso pedido porque concorda que a crise financeira internacional não pode ser colocada como responsabilidade da classe trabalhadora”, disse Vagner. Segundo ele, a CUT e a Confederação Sindical Internacional (CSI) vão escolher o grupo de dirigentes que participarão desses encontros.

O presidente da CUT também conversou com a presidenta sobre a importância do diálogo permanente com os representantes dos trabalhadores e pediu à Dilma que recebesse a pauta da classe trabalhadora, após a marcha que será realizada em Brasília no próximo dia 6 de março. Dilma aceitou o pedido e vai receber uma comissão de sindicalistas de todas as centrais sindicais que participarão da marcha.

Entre os itens da pauta, estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, o fim do fator previdenciário e as reformas tributária e agrária, entre outros.

Além de Vagner, estiveram presentes à audiência com a presidenta os seguintes dirigentes da CUT: Sérgio Nobre, secretário-geral; João Felício, secretário de Relações Internacionais; Carmen Foro, vice-presidenta; Rosane da Silva, secretária da Mulher Trabalhadora; Jacy Afonso, secretário de Organização; Quintino Severo, secretário de Finanças; e Expedito Solaney, secretário de Políticas Sociais.

(Fonte: Marize Muniz – CUT Nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.