Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

terça-feira, 7 de junho de 2022

Contagem regressiva para o maior festival de quadrilhas juninas do Maranhão

A pandemia da covid-19 impediu a realização das tradicionais festas de São João, por causa das aglomerações, mas o avanço da vacinação e as flexibilizações garantiram o retorno desse período festivo no Nordeste, marcado pelas danças folclóricas com muito colorido, alegria e também com uma culinária peculiar, das comidas típicas ofertadas nos arraiais.  

As brincadeiras de quadrilha junina movimentam as cidades, e além do lazer e diversão, impulsionam diversos setores da economia com os serviços agregados às apresentações e montagens dos arraiais, principalmente com a evolução das brincadeiras que passaram do traje matuto para o estilizado, apresentando grandes espetáculos. 


No Maranhão, Imperatriz sedia o maior concurso de juninas que se  lançam no Arraiá da Mira, em busca de um passaporte para o festival da Globo Nordeste, uma das maiores vitrines de valorização da cultura popular para os brincantes. 

Este ano o Arraiá da Mira traz a temática “Maranhão”. A decoração é sempre uma atração à parte e os cenários vão remeter aos pontos turísticos que revelam o o estado

“Que o público consiga aproveitar toda essa área da decoração, tem toda essa área ‘instagramável’ que é muito bem planejada para que as pessoas possam vivenciar o Arraiá da Mira, que não tem só a apresentação das juninas, tem toda uma arena com comidas típicas, a área das mesas, arquibancadas, toda a estrutura é planejada para que a gente possa alcançar esse público com muito conforto”, disse Yrnna Turatti, coordenadora do Arraiá da Mira. 

O concurso Nesta 12ª edição do Arraiá da Mira, 24 brincadeiras vão pisar no tablado avaliadas por uma comissão de jurados, além dos olhares do público. Elas cumprem quesitos como enredo, casamento, figurino, entre outros que compõem as apresentações. A cada noite uma junina do concurso também é premiada após votação popular por meio do aplicativo do Arraiá da Mira. A campeã na opinião dos jurados, garante sua apresentação no festival da Globo Nordeste

A rainha da junina, Tâmara Muniz, está ansiosa para se entregar ao São João mais uma vez, de corpo e alma: “Nós respiramos São João, vivemos isso aqui de uma forma que não dá nem para explicar. Meu coração bate mais forte, dois anos sem São João, todo mundo de coração apertado por tudo que aconteceu e hoje estamos aqui vivendo esse momento que nós tanto esperávamos”, relatou ansiosa.

Uma novidade este ano no Arraiá da Mira é a participação de quadrilhas juninas de escolas públicas e privadas, abrindo a primeira noite do evento, que ganhou mais um dia de festa: de 8 a 12 de junho. O arraial é realizado no estacionamento do Imperial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.