Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 5 de dezembro de 2020

Spectreman Sucesso do SBT na Década de 80 no Brasil Você Lembrava desse Herói


Spectreman (スペクトルマン 'Supekutoruman'?) é uma seriado japonês de ficção científica do gênero tokusatsu produzida pela P Productions e Krantz Films e criada pelo produtor Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu). Foi exibido originalmente pela Fuji Television de 2 de janeiro de 1971 a 25 de março de 1972, com um total de 63 episódios (divididos em três segmentos), sem contar o episódio piloto da pré-série. O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Dr. Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco).

No Brasil, a série foi exibida de 1981 a 1982 pela Rede Record (em parceira com a TVS Canal 11 - Rio de Janeiro ) e de 1983 até 1990 na TVS (atual SBT).

Era com o texto apocalíptico acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente, o sujeito olha para o céu e vê, entre as nuvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: "Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19 horas. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?"

"Às ordens!". Essa era a resposta que permitia, ao aparente ser humano chamado Kenji, se transformar no androide Spectreman. Ele era, na verdade, um robô alienígena construído pelos Dominantes (chamados de Overlord na versão em inglês), habitantes de Nebula 71, asteroide que navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.

Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.

Mas, já durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía da cidade. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de dois alienígenas: os simioides Góri — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e seu auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon, no sistema Gáliste (equivalente ao nosso Sistema Solar, esse planeta era o quinto a partir de seu Sol), localizado na Constelação de Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos.

A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do doutor Góri, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na criação de terríveis monstros.

No último episódio da série, doutor Góri é derrotado por Spectreman. Na verdade, não há luta corporal entre eles. O herói tenta convencer o inimigo que sua notável inteligência deveria ser posta a serviço do bem, e não para a destruição e tirania. Góri recusa a oferta dizendo-se velho para suportar tal mudança de atitude, e que preferia morrer a viver em um planeta com os medíocres humanos. Após essas palavras, Góri se atira penhasco abaixo, cometendo suicídio, e Spectreman retorna a Nebula 71 depois de cumprir a sua missão na Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.