Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Sergio Camargo é suspenso do comando da Fundação Palmares



Sua nomeação e seus comentários publicados nas redes sociais geraram muitas críticas do movimento negro.

Sérgio Camargo, o jornalista que assumiu a presidência da Fundação Palmares e disse que Brasil tem "racismo Nutella" e que a "escravidão foi benéfica para os descendentes", teve sua nomeação suspensa. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira, 11.
Segundo a publicação, a suspensão ocorre "em estrito cumprimento à decisão proferida pelo Juízo da 18ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará no âmbito da Ação Popular nº 0802019-41.2019.4.05.8103/CE". Portanto, nomeado em 27 de novembro, Sérgio Camargo não é mais presidente da Fundação Cultural Palmares.

Em entrevista concedida ao Estado na terça, 10, Sérgio Camargo disse que não dará "suporte algum" para o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Segundo ele, a sua gestão trabalhará para "revalorizar" a princesa Isabel e o dia 13 de Maio, data da assinatura da Lei Áurea, que deu fim à escravidão.
No dia 4 de dezembro, o juiz federal substituto Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral (CE),suspendeu o ato de nomeação do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, alvo de críticas por declarações contrárias ao movimento negro. O magistrado atende pedido em ação civil pública contra União, que questionava os critérios de nomeação do jornalista ao cargo.
De acordo com o magistrado, a nomeação 'contraria frontalmente os motivos determinantes para a criação' da Fundação Palmares e põe a instituição 'em sério risco', visto que a gestão pode entrar em 'rota de colisão com os princípios constitucional da equidade, da valorização do negro e da proteção da cultura afro-brasileira'.
O Governo recorreu, mas agora acatou a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.