Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 14 de julho de 2018

Empregabilidade Atual em Açailândia-MA Por: Vereador Jarlis Adelino


Empregabilidade em Açailândia, política de mão de obra em ações voltadas ao aumento dos grupos socialmente desfavorecidos, desempregados em dificuldades no município.


Tratando-se de empregabilidade, temos o conceito que se compreende no mercado a Lei da procura e oferta que  estão  relacionados às oportunidades que surgem no mercado em que se encontram as empresas e prestadores de serviços, que por sua vez estão em constantes transformações,   logo, é necessário manter-se sempre atualizado para estar ativo e preparado para o mercado.
 Açailândia atualmente passa por uma transformação econômica significativa, durante décadas o município cresceu e se desenvolveu entorno das siderúrgicas que proporcionaram forte avanço econômico em todas as classes sociais, atraindo investimentos inclusive do poder publico motivado principalmente pelo crescimento da população habitacional.
A empregabilidade é relacionada e influenciada por vários fatores, tais como:  maior exigência das empresas que  procuram por  melhor qualificação e aperfeiçoamento profissional, em que os profissionais  necessitam dessas  qualidades para que assim possam buscar pelo seu sucesso empresarial.

2008 Crise econômica Mundial.


O Cenário mantido até 2008, ano de forte crise mundial afetou economicamente todo o mundo, Açailândia desde 2008 passa por mudanças econômicas radicais, cidade forte produtora de ferro gusa matéria prima para fabricação de aço, que tinha sua produtividade 100% destinada à exportação, o município tinha 15 (quinze) altos fornos onde empregávamos cerca de 6.000 (seis mil) trabalhadores de forma direta, hoje com apenas um terço desses altos fornos em atividades e pouco mais de 2 (dois) mil trabalhadores ativos, surge uma mudança fortemente notável que é a implantação de uma Aciaria que agrega valor ao produto (ferro gusa passa a ser transformado em aço laminado), essa mudança produtiva tem potencial para mudar de forma definitiva a cadeia produtiva de ferro gusa no município, onde passará a ser uma grande fabricante de laminados nacional, oportunidade de revitalização econômica e crescimento social do município e região.
Aciaria traz novas oportunidades de empreendimentos, surge com essa nova linha de produção no cenário moderno com possibilidade real de novos investimentos em linha de produção similar.
Açailândia necessita conscientizar-se de investir em novas carreiras profissionais, buscando qualificar-se constantemente, pois cada indivíduo é responsável pela sua ascensão no mercado. Tende-se que o profissional não trabalhe somente para a empresa, mas que busquem identificar essas novas oportunidades que chegarão ao município.
Com o tempo mudanças em relação às oportunidades de trabalho vem ocorrendo, porém se os trabalhadores estiverem atentos às transformações do mercado, administrando sempre a sua carreira profissional, podem mudar e resgatar a empregabilidade dentro de um curto prazo de tempo.
As mudanças, na qual as empresas visam e buscam por profissionais com maior nível de instrução, educação, conhecimento teórico e prático, para que assim possam buscar pelo seu sucesso empresarial e profissional. Atualmente para que um profissional se mantenha no mercado de trabalho, este deverá buscar por aprimoramento contínuo em novas tecnologias e habilidades devem ser continuamente aperfeiçoadas. Satisfazer a essas exigências podem sem duvida ser o fator primordial para o retorno do profissional ao posto de trabalho, mantendo-se sempre atualizado, lendo notícias, documentários, revistas, periódicos, em busca de obtenção de cultura em geral.
Sendo assim, basta ver o novo perfil de vagas de trabalho oferecido pelas empresas e organizações que investem na qualificação profissional para seus colaboradores, mediante  a palestra e  cursos profissionalizantes que abordam de maneira direta:  a superação, criatividade, inovação, habilidade, talento,  tendências  de mercado, controle de estresse  e qualidade de vida.  Também há uma abordagem de outros assuntos relevantes ao profissional que busca por uma vaga de emprego  no mercado de trabalho e para aquele profissional que quer se manter  qualificado e atualizado  diante de um cenário competitivo que necessita de mão de obra específica para o crescimento da empregabilidade.

Crescimento Industrial



A Revolução Industrial em Açailândia é atualmente favorável tanto para o crescimento econômico como no segmento da empregabilidade e no comercio de forma geral, com o advento do sistema capitalista as indústrias começaram a investir em novas linhas produtivas, buscando novas alternativas agregadas à produção de ferro gusa, entre elas Energia Elétrica, Gazes, Cimento e Laminados derivados do Aço, reaproveitamento de materiais antes descartados como escoria e granulado fino de carvão vegetal (muinha de carvão).
A laminação de aço em quantidade e qualidade pode ofertar novas oportunidades de empregos no município.
Na década de 80 as siderúrgicas estavam focadas apenas em produção de Ferro gusa para exportação, visão revista pelos empresários nos dias atuais, mudanças de conceito, marcadas por inúmeras transformações comerciais fizeram com quê as siderúrgicas buscassem novas alternativas. Dessa forma, as siderúrgicas buscaram nos últimos anos outras linhas produtivas agregadas à produção de ferro gusa. Buscaram inovações tecnológicas, estabelecendo prioridades para uma maior eficiência e eficácia em busca de obter os melhores rendimentos que proporcionasse um custo baixo na linha de produção. Com a crise econômica de 2008 houve diminuição considerável do ritmo de crescimento econômico e de investimentos em Açailândia.
As empresas instaladas no polo industrial de Açailândia, juntamente com os prestadores de serviços e comercio de forma geral, se motivam com a inauguração da Aciaria Gusa Nordeste, está que deve ser o novo marco econômico no município.

A Nova linha produtiva do setor siderúrgico passa de ferro gusa para aços laminados, ofertando maiores oportunidades em investimentos no setor, através de novas empresas que utilizam o aço como matéria prima.
Esses investimentos podem ser em curto prazo, o resurgimento do setor econômico e social no município está próximo,.
O novo ciclo produtivo do setor siderúrgico mudará radicalmente a nossa economia, precisamos está preparados profissionalmente para preencher esses novos postos de trabalho que a indústria possivelmente exigirá.
 
A historia empregatícia de Açailândia mostra que sempre superamos todas as mudanças econômicas que surgiram, passamos por importantes transformações na década de 1980, especialmente em função da nova constituição de 1988, que desencadeou a ‘Guerra Fiscal’ entre os Estados da Federação”, Açailândia é beneficiada geograficamente por está no eixo do Maranhão, com o fim do beneficiamento de madeira surgiu o ciclo produtivo de ferro gusa, com a chegada das empresas siderúrgicas no fim da década 80, se destacamos nacionalmente devido a grande produção de ferro gusa. Açailândia obteve-se um crescimento nos setores de educação através da qualificação profissional no setor econômico. A partir de 2008, mesmo com toda crise econômica e fechamento de algumas siderúrgicas, investimentos foram feitos no setor siderúrgicos, visto que se obteve considerável  baixa de sua produtividade, pois obteve uma queda aproximadamente em 50% da produção de ferro gusa e uma baixa de 70% no número de vagas de trabalho.

Atualmente as empresas vêm buscando fatores que supram suas necessidades, ou seja, a busca pela sua eficiência, atrativos fiscais e sua localização, destaca-se, como os principais fatores, proximidade com os mercados consumidores, logística, qualidade de vida e serviços, materiais e fornecedores, serviços públicos e facilidades na isenção de taxas e impostos. Pode-se notar que Açailândia possui fatores os quais contribuem para o crescimento industrial, consequência disto deve-se aos novos investimentos realizados dentro do setor siderúrgico, agropecuário e agrícola fortalecendo também toda região.

Entre 2008 e 2018 só no setor siderúrgico Açailândia perdeu mais de 4 mil vagas de empregos e centenas de postos de trabalho, o poder publico estará buscando parcerias com a área privada em relação a qualificação de mão de obra, estabilizar tributariamente os setores produtivos e prestadores de serviços, oferecer estrutura para escoação de produção em áreas rurais e promover benefícios, incentivos fiscais para ampliar e atrair industrias e empresas para o município, buscando sempre aumentar a nossa empregabilidade num processo continuo de geração de emprego e renda para todos nós.

Por: Vereador Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.