Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

domingo, 24 de maio de 2020

Jarlis Adelino Visão Sobre Empregabilidade


Vereador Jarlis Adelino
Apesar de muito citada em livros, artigos a palavra empregabilidade ainda é muito nova e não consta nos dicionários. Empregabilidade é a condição de dar emprego, ofertar condições a empresas, comércios e prestadores de serviços, para que se reflita em novas contratações de trabalhadores, isso só ocorre quando novos investimentos são aplicados seja ela na área publica ou privada. 

Quando se fala em empregabilidade forte, com certeza novos investimentos foram aplicados no comercio, na indústria e no setor publico, esses investimentos podem ocorrer em diversos setores como ampliação, segurança e novas tecnologias entre outras em numeras possibilidade de fortalecimento comercial e industrial. 

O Pilar é ter segurança profissional hoje é mais do que ter um emprego e salário. É ter a possibilidade, a condição de conseguir trabalho e remuneração, independente da idade e de estar ou não empregado. É o que se chamam de empregabilidade: a capacidade de prestar serviço e de obter trabalho.

Para aumentar a própria empregabilidade, os profissionais precisam estar aptos do ponto de vista técnico, gerencial, intelectual, humano e social para solucionar problemas cada vez mais sofisticados e específicos. Informação e conhecimento são vitais, pois o futuro pertence às pessoas que usam a cabeça e conhecem as tecnologias mais recentes. Muito mais que isso, o profissional do qual estamos falando precisa tomar iniciativa de oferecer e vender seus serviços em vez de ficar à espera das demandas: construir bases próprias para desenvolver a sua carreira, desta forma, o emprego poderá faltar, mas não o trabalho e nem a respectiva remuneração. 

Os seis pilares da empregabilidade profissional: 

Adequação Profissional, Competência Profissional, Idoneidade, Saúde Física e Mental, Postura Moral e Capacidade de se Relacionar. 

O último pilar e de extraordinária importância é o dos relacionamentos. Todos os problemas humanos se resolvem com seres humanos, desde que você cultive bons relacionamentos e saiba onde estão as pessoas. Quem conhece pessoas adquire informações e quem tem informações tem acesso, logo, outro grande patrimônio de um profissional é o seu relacionamento. Uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos, cultiva-os, mostra-se solidária, atenciosa e prestativa. Sempre que tomamos a iniciativa de cumprimentar as pessoas, de nos lembrarmos dela, de enviar-lhe algum presente ou até de visitá-la , estaremos tratando bem do capital social, combatendo a inflação do esquecimento, da indiferença, do descuido, da frieza. 

Temos que buscar o caminho para fortalecer a empregabilidade, mas sem perder direitos sociais esse modelo de empregabilidade que temos que buscar. 

Um dos grandes alvos da modernidade é o mercado de trabalho. As transformações são constantes e o comércio global e as novas formas de tecnologia têm sido efetivamente, refletidos sobre as comunidades manufatureiras. Nestas os trabalhadores industriais perderam os seus lugares tendo em vista a falta de capacidade técnica para a permanência no mercado do novo modelo econômico. Em Açailândia desde 2008 muitos trabalhadores da industria perderam seu espaço no mercado de trabalho, seja por diminuição dos postos de trabalho ou por incapacidade técnica dos profissionais. 

A Pelo menos 10 anos, só a indústria metalúrgica no município de Açailândia perdeu cerca de 4 mil vagas de empregos de forma direta. 

O setor siderúrgico em Açailândia-MA, passa por transformação importante em sua cadeia produtiva no município. A verticalização da produção do ferro gusa em aços laminados, proporcionou uma mudança notoria no perfio profissional dos trabalhadores, boa parte destes 4 mil trabalhadores não conseguiram retornar aos postos de trabalho por incapacidade profissional, mesmo o município tendo condições de qualificar a mão-de-obra desses profissionais.

O município precisa rapidamente realizar campanhas de qualificação profissional para que os munícipes tenham condições de ocuparem as novas oportunidades que estão por vim no setor siderúrgico, mas esse problema não é exclusivo do setor siderúrgico ele existente em outros setores economicos de Açailândia e região. 

É importante ressaltar a existência destes riscos, bem como a convivência constante entre a nova realidade comercial e industrial e os trabalhadores , assim como a necessidade de adaptação do empregado ao novo perfil desejado pelo mercado de trabalho. 

Questiona-se qual a maneira do trabalhador garantir o seu emprego e o qual o perfil de empregado que as empresas estão buscando. 

Observando-se o mercado de trabalho atual, as características mais valorizadas nos profissionais atualmente são, de acordo com pesquisas realizadas pelos órgão empregadores são: Capacidade de realização (70%), Ética (57%), Criatividade (54%), Iniciativa (48%), Motivação (41%), Energia e dinamismo (35%), Quociente Emocional (34%), Autonomia (29%), Solução de problemas (26%), Relacionamentos (25%). 

É certo que se o indivíduo conseguir manter erguidos os seis pilares terá mais e maiores oportunidades no mercado de trabalho. Porém, somente a consciência da existência dos riscos sociais é que fará com que o indivíduo esteja realmente preparado para adaptar-se às mudanças do perfil capitalista. 

A flexibilização do trabalho vem ganhando espaço no mundo contemporâneo, acompanhando o próprio desenvolvimento da sociedade e suas necessidades. Diante desta realidade, as empresas desenvolvem cada vez mais programas que atentem para a produtividade. 

Ressalta-se que a autonomia só será conquistada pelo indivíduo após a consciência da existência da globalização e da modernidade. Além da ciência dos riscos que atuam no cotidiano de todos e em todas os aspectos da sociedade. 

Conclui-se que uma atitude efetiva de prevenção contra o desemprego seria o próprio reconhecimento dos riscos, juntamente com a adequada utilização da autonomia, a qual envolve toda a questão da flexibilidade, em prol do preparo necessário para a mantença no mercado de trabalho. 

Por: Jarlis Adelino
Fonte: Assessoria Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.