Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Açailândia é a terceira cidade a ser contemplada com a construção de um complexo audiovisual do programa “Cinema da Cidade” do governo federal

Graça ao empenho da equipe de profissionais projetistas da prefeitura de Açailandia, departamento de Tributos, habitação e da Secretária de Cultura Enoy Brito, o município de Açailândia vai ganhar um prédio para exibição de filmes e outros atrativos culturais que vai arregimentar, enriquecendo grandemente o perfil cultural do município.

Na tarde de quinta-feira,31, o assessor de planejamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão, João Paulo Soares da Cruz, acompanhado do Engenheiro Civil e analista da ANCINE - Agência Nacional de Cinema, Jhonny Ferreira, se reuniram na Secretaria de Cultura de Açailândia com os secretários municipais: Enoy Brito (Cultura), Cleones Matos (Indústria e Comércio), Maysa Vieira,( Educação ), Zetinha Sampaio,( Assistência Social), Vera Carvalho (Administração), Glen Soares (Esportes), a advogada Veridiana Araújo, representante da procuradoria municipal, Levilson Lima, (Habitação e Reg. Fundiária) José Francisco Melo ( Diretor de Tributos e autor do projeto que contemplou Açailândia) e o Assessor Especial de Comunicação, Wilton Lima.

O objetivo do encontro foi o anúncio da contemplação e ao mesmo tempo a avaliação do terreno, localização de onde será erguido o prédio do complexo audiovisual de Açailândia. Teve como finalidade também a apresentação e explanação do projeto e planta baixa do complexo dentro do projeto “Cinema para todos”.

O Projeto Cinema da Cidade é um dos eixos do Programa Cinema Perto de Você, do governo federal que cuida da viabilização financeira para implantação de complexos exibidores em municípios de pequeno e médio porte (entre 20.000 e 100.000 habitantes), que não contam com salas de cinema em funcionamento.

Caberá à Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o governo municipal viabilizar a construção dos complexos, a aquisição dos equipamentos e mobiliários, bem como a seleção da empresa exibidora que fará a gestão do complexo por meio de processo licitatório público. As salas de cinema viabilizadas pelo programa serão de propriedade do município.

Os complexos deverão ser constituídos de complexos de 02 salas de exibição digitais e espaços comerciais, tais como bomboniéres e outros, de forma a estimular o desenvolvimento de um modelo de negócio sustentável.

A presença de uma sala de cinema nestas cidades representará um incentivo ao consumo da arte, à formação de plateia e faz parte da estratégia de implantar formas de desenvolver a economia do entretenimento nessas localidades, aportando mais empregos e ampliando a circulação de bens culturais, além de incentivar espaços coletivos de convivência, pensamento e discussão.

A Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão como gestora da política pública para o audiovisual, acredita que através deste programa irá ampliar significativamente a demanda e o acesso às obras cinematográficas, estimular a constituição de novas empresas e fortalecer grupos exibidores regionais.

Municípios elegíveis
Dos 217 municípios do estado do Maranhão, apenas as cidades de Codó, Pinheiro e Açailândia, foram contempladas e vão receber o benefício, todas com mais 100.000 habitantes e não possuem salas comerciais de cinema em operação, portanto em condições de serem atendidas pelo Projeto CINEMA DA CIDADE. O projeto “Cinema da Cidade” para pessoas que não tem acesso, teve início em 2.010 e desde de 2.011 está em andamento, a exemplo do estado do Ceará que já é detentor de 12 complexos.

Para participar do processo de seleção, os municípios devem atender as seguintes condições:
Comprovar o exercício pleno dos poderes inerentes à propriedade do imóvel ou as condições que o garantam.
Firmar compromisso de desoneração, total ou parcial, dos tributos sob sua responsabilidade, que incidam sobre a operação das salas que serão construídas.
Concordar com a realização de processo público de seleção e escolha de agente privado para gestão da operação do complexo.
Comprometer-se a cumprir ou fazer cumprir as normas da ANCINE quanto à implantação dos complexos e das normas sobre sistema de controle de bilheteria no complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.