Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 5 de junho de 2021

Blitz de conscientização marca encerramento da Campanha “Faça Bonito” em Itinga do Maranhão


A Campanha Faça Bonito, iniciativa de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, teve como ápice blitz de conscientização, durante a última terça-feira (18), em Itinga do Maranhão, com a entrega de folders e informativos à população. A mobilização foi organizada pelas equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, pelo Ministério Público, bem como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar. O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito, Jamel Daher.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, este ano foi possível realizar a tradicional passeata envolvendo a comunidade e os alunos das escolas do município no encerramento da Campanha Faça Bonito. A organização do evento optou pelo formato de blitz de conscientização em diversos pontos da cidade, como o encerramento da mobilização acontecendo na Avenida Presidente Médici, onde plaquinhas de flores amarelas - símbolo da campanha – foram colocadas no gramado da avenida pelos participantes.

Origem da campanha - A data 18 de maio foi instituída como Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças, através da Lei Federal nº 9.970/2000, que teve sua criação motivada pelo “Caso Araceli” (1973), uma menina de oito anos de idade, natural do Espírito Santo, que foi sequestrada, violentada e barbaramente assassinada e seus agressores, jovens da classe média, nunca foram punidos. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.