Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Benefícios e Malefícios sobre o Tereré! Tem pressão alta? Cuidado



Vocês já ouviram falar do Tereré? também conhecido como Tererê… Essa bebida veio do Paraguai e chegou aqui no Brasil devido a Guerra do Paraguai, como também trazido pelos povos indígenas desse país para o nosso sul e sudeste Brasileiro.
Hoje no Brasil, o Tereré é uma das bebidas típicas do sul como dos mato-grossense, também pode ser encontrada em outras regiões como Goiás e nas cidades de Rondônia e Roraima.
Muito parecido com o Chimarrão, porém a diferença que esse é servido com água quente e o Tereré com água gelada e por isso as folhas são cortadas grossas, devido a isso o Tereré não tem tantos problemas com entupimento,no caso do Chimarrão que possui ervas finas. Quando isso acontece com o Tereré representa uma má qualidade da erva, devido a grande quantidade de erva-mate em pó.
A erva-mate favorece a diurese sendo de muito utilidade em moléstias da bexiga. Atua também no tubo digestivo, ativando os movimentos peristálticos, facilitando na digestão suaviza problemas gástricos, favorecendo a micção e a evacuação. A sua ação estimulante é mais prolongada do que a do café, porém dependendo de cada pessoa não possui efeitos colaterais com irritabilidade e insônia.

Afinal Tereré emagrece??

Sim, é possível que ele faz emagrecer devido ao seu efeito diurético e da colaboração que a bebida traz em relação à diminuição da gordura corporal, conforme explica a nutricionista Carina Trevisan, de Foz do Iguaçu.

Benefícios:

  1. Estimula o aumento do gasto energético do corpo de seus consumidores;
  2. Aumento da força muscular e na resistência do músculo á fadiga;
  3. Ajuda a eliminação de peso, diminui o colesterol ruim (LDL);
  4. Possui ANTIOXIDANTES;
  5. Age como estimulante mental e na circulação sanguínea tonificando o Sistema Nervoso;
  6. Ajuda na Regeneração celular e na regularização da respiração;
  7. Facilita na digestão, além de aumentar a imunidade, ajudando a prevenir gripes e alergias;
  8. Possui poder altamente cosmético, pois ajuda a firmar, hidratar a pele e limpar impurezas (principalmente pele oleosa e com acne);
  9. Atua como regulador das funções sexuais;
  10. É composto por carboidratos, fibras, cálcio, cafeína, sais minerais, proteínas, lipídeos e pelas vitaminas A, B1, B2, C e E, a erva também é fonte de energia, faz bem aos ossos e colabora com o bom funcionamento do intestino.

Malefícios

Já ouvimos falar que tudo em excesso faz mal, e com a Tereré não é diferente!
  1. Aumenta a pressão arterial (ou seja hipertensos não devem tomar);
  2. Diminui a absorção de ferro, podendo causar anemia (pessoas anêmicas devem evitar o consumo ou não exagerar, consumindo diariamente);
  3. Evitar o compartilhamento do copo e da bomba de tereré com um grande número de pessoas. Esse hábito coloca as pessoas em risco de pegar DST’s como hepatite e outras doenças contagiosas como H1N1 e até mesmo HIV.

Como Preparar um Tereré?

  • 1 guampo ou copo de alumínio ;
  •  bomba de Tereré ou de Chimarrão;
  • Ervas- mate própria para Tereré;
  • 1 Jarra de água gelada ou até mesmo com suco de limão, de abacaxi com hortelã ou até mesmo com água aromatizada.

Modo de Preparo

  • Adicionar a erva no guampo ou copo de alumínio, de modo que atinja ¾ do conteúdo do utensílio;
  • Deitar o guampo ou copo em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente (isso serve para deixar o tereré mais bonito e parecido com o tradicional, mas se não quiser você não precisa fazer);
  • Molhar a erva com um pouco de água, para que ela fique inchada e atinja o topo do utensílio. Continuar com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar de 30 segundos a um minuto;
  • Despejar água gelada, colocar a bomba no guampo ou copo e servir-se. Quando ver que a água está acabando, basta colocar mais um pouco no recipiente.
OBS! Essa matéria foi retirada dos seguintes sites: 
http://www.mundoboaforma.com.br/terere-emagrece-mesmo-beneficios-e-dicas/#Ax40JCWDSESwvuIW.99
http://blog.saolucas.edu.br/saiba-quais-os-beneficios-e-maleficios-do-terere-para-a-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.