Um novo golpe está rodando no WhatsApp:
uma campanha falsa das lojas "O Boticário" está prometendo um
vale-presente no valor de R$ 500. O phishing disseminado no mensageiro
já afetou mais de 50 mil brasileiros em apenas cinco dias, de acordo com
a PSafe.
O golpe rouba dados sensíveis e inscreve o usuário em sites que geram cobranças
Phishing
é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é
enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o
cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou
dinheiro (no caso, voucher de O Boticário) e, normalmente, um link
acompanhante para você resgatar o valor. O golpe acontece quando você
entra nesse link e insere os seus dados sensíveis, como nome completo,
telefone, CPF e números de contas bancárias.
Saiba mais:
Como identificar um ataque por phishing
O golpe alertado pela PSafe "convida" o usuário a clicar
no link enviado via WhatsApp. Assim que o usuário entra na página
indicada, ele é direcionado para uma página onde deve responder a três
perguntas relacionadas à marca, como, por exemplo, “você recomendaria O
Boticário a um amigo ou membro da família?”.
Assim que as questões são respondidas, o golpe ainda pede para a vítima compartilhar o link com 10 amigos. Dessa maneira, o phishing
é espalhado para atingir mais pessoas. Após o compartilhamento, é
exigido que o usuário do WhatsApp escreva dados pessoais em campos
específicos — é nesse momento que os cibercriminosos pegam os seus
dados.
Os criminosos cadastram a vítima em sites maliciosos, que realizam cobranças. Também realizam downloads de apps falsos que podem infectar o celular

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.