Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Jarlis Adelino Fala Sobre Futebol Amador em Açailândia-MA

Futebol é símbolo de paixão, vibração e muita alegria. É um esporte que leva multidões, pelo mundo afora, ao delírio. mexe meche 


Aqui, no Brasil, esta paixão não se limita apenas aos grandes clubes profissionais, mas também às equipes de futebol amador, motivo de muita alegria e orgulho nas comunidades.

O futebol amador envolve famílias, amigos, comunidades inteiras. É o futebol que revela talentos, que descobre valores, que exerce um importante papel de integração social, de confraternização, de aproximação dos excluídos. Também significa, muitas vezes, a única fonte de lazer para a maioria das vilas, bairros, zonas rurais e até cidades inteiras. Além disto, como toda modalidade esportiva, auxilia na promoção da saúde do corpo e da mente e como instrumento para tirar muitos jovens dos vícios.


Apesar de toda sua importância, as equipes do futebol amador, em sua maioria, passam por muitas dificuldades. Para diversas equipes, cada etapa, desde a confecção dos uniformes até o dinheiro para despesas do campeonato são difíceis. Assim, muitas equipes têm que correr atrás de patrocinadores, nem sempre com sucesso, ou então, fazer a tradicional “vaquinha” entre o grupo e a própria comunidade. 
Apesar de todas dificuldades, o futebol amador luta bravamente para se manter e alimentar a paixão de milhares de torcedores das comunidades, que se distraem e estreitam laços de amizade.
Em Açailândia tem muitas equipes amadoras nesta modalidade esportiva, espalhados pelos bairros e assentamentos diversos, a luta para realizar campeonatos é muito grande e dificultosa.
Em visitas que realizamos a grupos do futebol amador ou assistindo competições, ouvimos de diversos dirigentes e atletas as dificuldades que enfrentam para manter em atividade vários times, por outro lado a torcida dos clubes amadores são grandes, devido as rivalidades dos bairros no esporte. 

Estes problemas vão desde a degradação dos espaços, da manutenção e conservação dos chamados campos de “várzea” nos diversos bairros e nas zonas rurais de Açailândia, captação de patrocínio falta de apoio do poder público aos clubes de futebol amador, isso infelizmente tem feito muitos clubes deixarem de existir e jovens deixando de praticar esse esporte. 

O Prefeito Aluísio Silva Sousa, conhece bem essa realidade em Açailândia, já foi secretario de esporte e vereador por 5 mandatos, durante os meses que iniciou a administração executiva do município um dos primeiros trabalhos do então prefeito Aluísio foi a recuperação estrutural do Estádio Municipal Pedro Maranhão. 

Agora como prefeito reeleito tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos no futebol amador bem como outras modalidades, o fato é que o futebol amador no município de Açailândia é tradicionalíssimo são quase 40 anos de historia. muitos atletas estão otimistas com a nova gestão, a expectativa é de resgate do futebol amador, muitos atletas e clubes esperam essa oportunidade, para recolocar a paixão novamente em campo.  

Por: Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.