Seja Seguidor do Nosso Blog

Translate

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Mais De 3 Mil Trabalhadores Desempregados No Setor Siderúrgico! Já Se Passaram 04 Anos Sem a Siderúrgica Simasa e a Queiroz Galvão Siderurgia em Açailândia.

POR JARLIS ADELINO, O FIM DE UM SONHO O RECOMEÇO EMINENTE 



LINK Institucional relembre:  Institucional Queiroz Galvão Siderurgia on Vimeo 

Ao fim deste mês de fevereiro completa-se 04 anos do fechamento das empresas siderúrgicas SIMASA (GUARANI) E PINDARÉ do grupo QUEIROZ GALVÃO, que vendeu os ativos florestais para a SUZANO PAPEL E CELULOSE que culminou com mais de 3 mil trabalhadores desempregados, atingindo fortemente a economia local.

De repente trabalhadores e trabalhadoras que durante uma vida inteira se dedicaram na profissão metalúrgica, ficam desempregados e sem qualificação para laborar em outras atividades econômicas no município, fevereiro ficou marcado por muitos pais e mães de família da nossa querida Açailândia.


Centenas de trabalhadores perderam seus trabalhos com o fechamento das siderúrgicas, isso sempre preocupou o município, somos conhecedor que muitos trabalhadores ainda hoje se encontram desempregados, muito desses trabalhadores buscaram outros municípios para sustentar a família e outros se transformaram em trabalhadores informais pelas ruas de Açailândia, o fechamento da siderúrgica trouxe um impacto social nunca visto em nosso município.



Desde então ficou o desafio para que possamos refletir sobre o futuro econômico do município, precisamos urgentemente nos reinventar! Nossa cidade que já foi grande no beneficiamento da madeira nas décadas de 70 e 80, passou por mudanças na década de 90 com o ciclo do ferro, Açailândia se tornou o Principal Polo Siderúrgico do Nordeste. Precisamos refletir sobre o passado para não erarmos no futuro, estamos praticamente iniciando um novo ciclo econômico e social, O CICLO DO AÇO.

O desafio é grande, temos que ir de encontro com novas oportunidades, buscar o crescimento desse município que tanto vinha se destacando, a ponto de estarmos entre os 20 municípios mais promissores do Brasil.

Desde 2008 que Açailândia não consegue superar crises no setor siderúrgico e no setor comercial, crises causadas por concorrências comerciais internacionais desleais, entre outros problemas, temos os problemas ligados a política interna, falta de estabilidade política no poder executivo e agora no poder legislativo vem causando efeito repelente de grandes possíveis investidores na área privada.

Açailândia precisa dessa estabilidade política, precisamos ofertar no mínimo isso, para que investidores pequenos, médios e grandes em diversas áreas econômicas possam ver em Açailândia uma oportunidade de negócios, temos oferta de mão-de-obra de boa qualidade, BR’s, e Ferrovias, temos tudo para dar certo, precisamos apenas que a classe política nas esferas estaduais e municipais ouçam a classe empresarial e trabalhadores local. AVANÇA AÇAILÂNDIA.

Por: Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.