As
vendas de veículos zero-quilômetro no País tiveram queda de 28,62% no
primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado,
segundo balanço da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de
Veículos Automotores) divulgado ontem. Foram comercializados 481,3 mil
automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2016, ante 674,3 mil
entre janeiro e março de 2015.
Foi o pior desempenho das concessionárias de veículos no Brasil desde
2006, tanto para o primeiro trimestre quanto exclusivamente para o mês
de março, quando foram emplacadas 179,2 mil unidades novas. Na
comparação com o terceiro mês de 2015, a diminuição foi de 23,59%.
A situação é ainda pior se observados os dados dos anos anteriores.
Desde 2014, o setor registra queda nas vendas no primeiro trimestre em
relação ao ano anterior. Ou seja, são três anos consecutivos de retração
nos três meses iniciais.
O empresário Octavio Leite Vallejo, superintendente do Sincodiv-SP
(Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de
São Paulo), atribui a desaceleração no segmento ao cenário
macroeconômico do País, especialmente ao aumento do desemprego e à
redução da renda média da população. Ele cita também a maior restrição
na liberação de crédito por parte dos bancos e financeiras, que temem o
aumento da inadimplência e, por esse motivo, optam por fechar as
torneiras. “Outro fator importante a ser considerado é a queda no nível
de confiança do consumidor, que teme entrar em dívida por não ter
certeza sobre sua situação nos próximos meses. É a questão política
contaminando a economia. Enquanto isso não for solucionado, não haverá
mudança”, acrescenta Vallejo.
A última previsão da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de
Veículos Automotores), divulgada em fevereiro, é de que o ano encerre
com queda de 7,5% nas vendas de novas unidades na comparação com 2015.
Entretanto, a entidade projeta alta de 0,5% na produção total de
veículos em 2016. O próximo prognóstico será publicado na semana que
vem.
MODELOS - O Ônix, da Chevrolet, fechou o mês de março se mantendo na
primeira posição entre os automóveis mais vendidos do País. Foram 12,2
mil unidades comercializadas. Em seguida estão o Hyundai HB20 (10,5
mil), o Ford Ka (7.224), o Honda HR-V (6.059) e o Toyota Corolla
(5.984).
Já entre os comerciais leves, a liderança é ocupada pela Fiat Strada,
que somou 5.357 vendas no mês passado. A montadora também ocupa o
terceiro lugar do ranking com a picape Toro (3.080). A segunda posição é
da Toyota, com a Hilux (3.442). Na classificação das marcas, a
Chevrolet ficou em primeiro lugar em março, com 24,7 mil unidades
licenciadas, seguida por Volkswagen (18,4 mil) e Hyundai (16,8 mil).
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