TV por assinatura praticado pelas operadoras. Entre os 26% que pretendem cancelar o serviço nos próximos seis meses, 45% pensam em substituí-lo pela Netflix,
que é a plataforma de vídeo sob demanda mais popular no Brasil. É o que
mostra uma pesquisa da MeSeems realizada junto a EXAME.com com 1.000
pessoas das classes A, B e C, de todas as regiões do país.
Os brasileiros não estão satisfeitos com o preço da
Mais da metade (55%) dos assinantes de TV paga consideram a mensalidade
muito cara pelo conteúdo oferecido. O valor gasto no serviço é entre 51 e
150 reais por mês.
Entre os assinantes, 11% disseram estar satisfeitos com a relação
custo-benefício desse serviço, enquanto 20% informaram que o valor é
alto, mas cabe no bolso.
Boa parte das pessoas (48%) que assinam um serviço de TV também utilizam
uma plataforma de streaming, como Netflix (94%), Telecine Play (19%),
Net Now (16%), Globosat Play (12%) ou HBO Go (11%). Agora, entre os não
assinantes de TV paga, o número de adesão aos vídeos sob demanda
constatado foi um pouco menor: 44%.
Dos 55% que acham cara a mensalidade da TV por assinatura, 26% pretendem
cancelá-la nos próximos seis meses e 33% estão na dúvida se irão ou não
cortar o serviço em breve. A principal razão para o cancelamento é o
alto custo.
Em relação à Netflix, somente 3% dos respondentes da pesquisa informaram
intenção de cancelar a assinatura, enquanto 84% disseram que
continuarão a pagar pelo uso da plataforma.
Em janeiro, o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, publicou um artigo informando que as operadoras brasileiras planejam um ataque à Netflix.
A ideia seria trabalhar com representantes em contato com o governo
para trazer mudanças prejudiciais ao serviço americano de streaming.
Isso teria acontecido em razão da queda de um milhão de assinantes de TV
paga desde 2014. Por enquanto, nada foi definido.
O que o telespectador quer ver
Na TV por assinatura, a pesquisa do MeSeems indicou que os conteúdos
favoritos do público são séries e filmes estrangeiros, seguidos por
noticiários e desenhos animados, em um segundo patamar.
Já na Netflix, os conteúdos favoritos também são filmes e séries
estrangeiros, mas as produções próprias da empresa também são bastante
citadas, como Jessica Jones ou House of Cards.
A MeSeems é uma empresa de pesquisas que obtém seus dados por meio de
pequenos formulários que oferece aos usuários dos seus aplicativos para
Android e iOS. Quem responde as pesquisas, ganha pontos, que podem ser
convertidos em prêmios, como vale-presentes em lojas, créditos de
celular ou doações para o Graac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.