A previsão é que o calendário seja divulgado nessa quinta-feira
O cronograma de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 terá datas mais espaçadas para evitar filas e aglomerações de pessoas. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o calendário será diferente da primeira parcela em que nascidos em janeiro e fevereiro receberam num dia e nascidos em março e abril, no seguinte e assim em diante. Beneficiários do Bolsa Família e trabalhadores informais que tiverem o crédito em poupança digital também receberão em dias distintos.
Segundo técnicos do governo, o novo cronograma deve ser anunciado nessa quinta-feira pela Caixa e pelo Ministério da Cidadania. A segunda parcela do auxílio será paga em maio e a terceira, em junho.
Guimarães explicou que as pessoas que fizeram o cadastro no aplicativo da Caixa e que ainda não tiveram o pedido aprovado poderão receber duas parcelas ou mesmo três de uma só vez, dependendo do tempo de análise dos dados e autorização do pagamento:
— Quem eventualmente for cadastrado e tiver o pagamento aprovado após o cronograma da primeira parcela terá direito às três parcelas. Todos os brasileiros receberão três parcelas — disse Guimarães.
No caso do crédito em poupança digital, o dinheiro ficará acumulado na conta se a pessoa não movimentar os recursos — o que pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem e poderá ser sacado em até 90 dias. Depois deste prazo, os recursos retornam para o governo.
Guimarães reiterou que aguarda uma nova remessa de cadastros aprovados pela Dataprev e Ministério da Cidadania para iniciar, em dois dias úteis, uma nova rodada de pagamentos do auxílio para pessoas que aguardam a primeira parcela. A Dataprev informou que enviará, ainda nesta semana, o resultado da análise de um milhão de requerimentos de trabalhadores informais e mais um lote de cadastros finalizados nos últimos dias no fim de semana. A Caixa recebeu ao todo 51,1 milhões de cadastros.
Redução das filas
Ao fazer um novo balanço sobre o movimento nas agências da Caixa, nesta quarta-feira, Guimarães afirmou que houve uma redução significativa das filas em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.